Política Titulo Eleições 2022
Grande ABC terá quatro deputados federais e oito deputados estaduais

Ana Carolina Serra foi a candidata mais bem votada entre eleitos no Grande ABC, com quase 200 mil votos

Wilson Moço
Do Diário do Grande ABC
02/10/2022 | 21:26
Compartilhar notícia
DGABC/Celso Luiz/Claudinei Plaza


Atualizada às 19h05 do dia 3/10/22

A eleição deste domingo (3) marcou o aumento da representatividade do Grande ABC na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, com 12 deputados eleitos. Com o resultado, a partir do ano que vem, serão quatro federais e oito estaduais, o que significa que a região dobrará sua bancada em Brasília e ampliará o número de representantes no Parlamento paulista.

Na apuração final, o Grande ABC conquistou oito cadeiras na Assembleia ­ uma a mais do que no pleito de 2018 ­, com quatro reeleitos e quatro novos nomes, com destaque para Ana Carolina Serra (Cidadania), mulher do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). Debutante nas urnas, ela obteve 198.698 votos, número que a colocou como a décima mais bem votada entre os 94 eleitos a deputado estadual e a primeira do seu partido.

Outro destaque foi a empregada doméstica Ediane Maria, que é de Santo André, eleita deputada estadual com 175.617 votos. Também foram eleitos para a próxima legislatura, a partir de 1º de fevereiro, dois candidatos com domicílio eleitoral em Mauá: Rômulo Fernandes (PT), com 75.033 votos, e o ex-prefeito da cidade Átila Jacomussi (SD), com 58.707.

Dos outros integrantes da bancada do Grande ABC na Assembleia, três são de São Bernardo e formam o time de reeleitos: Carla Morando (PSDB), que recebeu 177.773 votos, números que a colocam como a 18ª mais bem votada entre os eleitos; Luiz Fernando (PT), com 141.017; e Barba (PT), com 108.071. Completa o grupo Thiago Auricchio (PL), que obteve 123.482 sufrágios.

Por outro lado, Márcio da Farmácia (Podemos), ex-vice-prefeito de Diadema eleito em 2018 com apoio do então chefe do Executivo Lauro Michels (PV), não conseguiu ser reeleito para mais um mandato de deputado estadual. O outro representante eleito pela região para a Assembleia quatro anos atrás, Coronel Nishikawa, entrou na disputa por vaga na Câmara Federal e não obteve sucesso.

A renovação maior ocorre na Câmara dos Deputados, onde o Grande ABC garantiu a reeleição de Alex Manente (Cidadania) para o terceiro mandato com 196.866 votos, enquanto Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), recebeu 82.912 votos e estará fora da próxima legislatura, após cinco mandatos consecutivos. Mas se perdeu um representante histórico, o Grande ABC viu sua representatividade aumentar em Brasília com as eleições do ex-prefeito de São Bernardo e presidente estadual do PT,Luiz Marinho, com 156.202 votos, do atual vice-prefeito do município, Marcelo Lima (SD), com 110.430, e do ex-secretário de Habitação de Santo André Fernando Marangoni (União Brasil), com 89.390.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;