Política Titulo
DF tem guerra interna na família Bolsonaro, para Câmara e Senado
02/10/2022 | 07:45
Compartilhar notícia


A eleição no Distrito Federal para o Legislativo reúne candidatos ligados à família de Jair Bolsonaro (PL), como o irmão da primeira-dama Michelle Bolsonaro, Eduardo Torres (PL); Ana Cristina Vale (PP), ex-mulher do presidente; e Leo Índio (PL), primo dos filhos do mandatário, que concorrem ao cargo de deputado distrital. No Executivo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) não viu ainda nenhuma ameaça significativa à sua tentativa de reeleição, segundo as pesquisas.

Apoiado pelo presidente, mas distante dos conflitos familiares, o emedebista pode ganhar hoje, no primeiro turno. Há, no entanto a possibilidade de Ibaneis enfrentar Leandro Grass (PV), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um eventual segundo turno.

No dia 22 de setembro, o que era uma conflito de bastidores foi tornado público. Michelle publicou uma mensagem no Instagram em que acusou Leo Índio e Ana Cristina Vale de serem "alpinistas" por usarem o sobrenome de seu marido na eleição. Na urna, os dois pediram para serem identificados como "Leo Bolsonaro" e "Cristina Bolsonaro".

A primeira-dama não escondeu sua insatisfação e disse que apenas seu irmão pode se associar ao presidente. "Em Brasília, o meu irmão Eduardo Torres é o nosso ÚNICO candidato ao cargo de deputado distrital. Não existe apoio a nenhum outro candidato. Fica o alerta para os 'alpinistas' que estão tentando subir na vida, usando o nosso sobrenome."

O quarto filho do presidente, Jair Renan, logo saiu em defesa de Ana Cristina, que é sua mãe. "Não podemos negar o fato de que minha mãe teve sua contribuição com a chegada do meu pai à Presidência da República. Por esse motivo, minha mãe, Cristina Bolsonaro, tem direito de usar o sobrenome de meu pai. Não por vaidade, mas por fato e direto."

SENADO

Há também briga dentro da base bolsonarista. As duas candidatas favoritas ao Senado são ex-ministras de Bolsonaro - Flávia Arruda (PL) e Damares Alves (Republicanos), que estão empatadas nas intenções de voto. Michelle apoia Damares, enquanto Ana Cristina anunciou apoio a Flávia. O presidente tem mantido distância regulamentar na disputa.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;