Internacional Titulo
Aliados de Chavez tentam tirar opositores do poder
Da AFP
21/11/2003 | 15:09
Compartilhar notícia


Partidários do presidente Hugo Chávez começaram nesta sexta-feira a recolher assinaturas em Caracas e em diversas partes do país para anular o mandato de 38 deputados opositores, que por sua vez desejam o mesmo procedimento para afastar o presidente do poder.

Na Praça Catia, um dos centros de recolhimento localizado na zona oeste de Caracas, reduto dos partidários de Chávez, pouco mais de 200 pessoas compareceram para assinar, mas as planilhas oficiais ainda não haviam sido entregues. Os dias de recolhimento de assinaturas para solicitar a revogação dos mandatos de deputados opositores se estenderão até a próxima segunda-feira.

Entre o dia 28 de novembro e 1º de dezembro, serão os opositores que recolherão assinaturas para pedir o cancelamento do mandato do presidente Chávez.

O Governo e a oposição ratificaram o uso de um referendo revogatório como saída para a crise, em um acordo assinado no final de maio através da mediação do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), César Gaviria, que chegará ao país este sábado para observar o processo junto com outros observadores da entidade e do Centro Carter.

Para que os referendos possam ser realizados, é preciso reunir 20% de assinaturas dos eleitores dos distritos dos parlamentares, cujos mandatos querem revogar e 20% do eleitorado nacional(12 milhões)no caso de Chávez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;