Cultura & Lazer Titulo
ABC tem quatro opçoes de teatro
Mauro Fernando
Da Redaçao
30/09/2000 | 15:45
Compartilhar notícia


Por causa das eleiçoes municipais deste domingo, as opçoes culturais no Grande ABC ficam reduzidas. Acompanhar os primeiros boletins da apuraçao dos votos pela TV é uma delas. Mas, para quem prefere teatro, há quatro peças em cartaz na regiao, além de outras duas que encerram temporada em Sao Paulo.

O Ultimo Carro continua, às 20h, sua temporada no Teatro Conchita de Morais, em Santo André. Georgette Fadel dirige a segunda turma de formaçao de atores da ELT (Escola Livre de Teatro), na mesma cidade. O texto, escrito por Joao das Neves no fim da década de 60, fala sobre os problemas sociais do país. Personagens do cotidiano brasileiro se encontram em um trem desgovernado, na iminência de um desastre. Apesar de operários vislumbrarem a soluçao, há pessoas que, guiadas por discursos políticos e religiosos, opoem-se a ela.

A Cia. Fatídicos de Teatro, dirigida por Simone Alessandra, apresenta Barao de Mauá, às 20h, no Espaço Cultural CCAA, em Santo André. Escrita por Alex Moleta, a peça traça um perfil de Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), barao e visconde de Mauá. O texto toca também em aspectos da sociedade da época, como a decadência do sistema de produçao escravagista e o crescimento da cafeicultura como principal atividade econômica do país. César Marchetti interpreta o empresário.

Comédia, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989), tem sua última sessao no Grande ABC neste domingo. A peça, encenada pela Cia. Pasteurizada de Teatro, tem sessao às 20h no Teatro Abílio Pereira de Almeida, em Sao Bernardo. O texto, escrito em 1964, trata de forma moderna a clássica história do triângulo amoroso. Os personagens (Mulher 1, Mulher 2 e Homem) habitam tambores e o público vê apenas as cabeças dos atores.

Sao Paulo - Duas comédias saem de cartaz neste domingo, em Sao Paulo. Scapino, de Molière, está às 19h no Teatro Maria Della Costa. A adaptaçao do Teatro do Ornitorrinco conta com 24 artistas em cena, entre atores, músicos e circenses. Como nos outros espetáculos da trupe dirigida por Cacá Rosset, há o humor franco, a música ao vivo, os elementos circenses e a participaçao do público. Eduardo Silva interpreta o protagonista.

Em A Comédia do Trabalho, às 19h, no Teatro Sesc Anchieta, a Cia. do Latao analisa o mundo capitalista sob a ótica brechtiana. O grupo enfoca de maneira crítica e bem humorada as transformaçoes sociais e econômicas e as contradiçoes da divisao social do trabalho no Brasil. Com base em pesquisa sobre as relaçoes de trabalho, o texto foi elaborado pela própria companhia. Sérgio Carvalho e Márcio Marciano assinam a direçao da montagem.

Há programa também para quem gosta de concertos. A Orquestra Filarmonia apresenta-se no Esporte Clube Sírio. Sob regência de Paulo Maron, também responsável pela Banda Sinfônica de Diadema, dedica-se à música latino-americana. A orquestra executa, a partir das 19h, o Hino do Sol, melodia peruana de origem inca, Batuque, do brasileiro Lorenzo Fernandez, e a mexicana Sinfonia India, de Carlos Cháves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;