Setecidades Titulo Festa da Literatura
Primeiro dia da Flirp reúne 8.000 pessoas em Ribeirão Pires

Público pode acompanhar lançamento do livro "Deus, o que quer de nós?", do imortal da ABL Ignácio de Loyola Brandão

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
25/09/2022 | 09:35
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 A 1ª Flirp (Feira Literária de Ribeirão Pires), iniciada ontem, devolveu à produção artística brasileira o papel de protagonista no cenário cultural. A Rua Felipe Sabbag, principal ponto de convergência da programação, foi tomada por livros, autores, leitores e apreciadores da arte. A Prefeitura, organizadora do evento, estima que 8.000 pessoas circularam pela Feira neste sábado. 

A edição de estreia da Flirp, que segue até hoje, das 9h às 21h, com o apoio do Diário, oferece ao público um mix de experiências: títulos de 40 editoras disponíveis com descontos exclusivos, lançamentos literários, mesas de conversa com escritores renomados, música, dança e gastronomia. 

Um dos momentos mais aguardados deste sábado foi a participação de Ignácio de Loyola Brandão, membro da ABL (Academia Brasileira de Letras). Durante o evento, o imortal da literatura falou ao público sobre inspiração. 

“Cada um de nós faz a sua própria”, explicou. “Ela vem da observação de tudo o que acontece a nossa volta. É a vida. Todos os meus livros foram tirados da realidade”. 

Do hábito de cheirar livros novos – herdado do pai – aos primeiros passos na escrita, apoiados por professoras do ensino fundamental, Ignácio de Loyola revisitou com o público etapas da construção de sua obra. “A literatura se tornou meu refúgio, minha maneira de olhar as coisas, de desabafar. Até hoje a fantasia comanda minha vida, que sem imaginação é de uma chatice atroz”, contou. 

Ainda durante a Feira, o escritor apresentou seu mais recente título, Deus, o que quer de nós?, e revelou detalhes da história que se passa durante a pandemia do coronavírus. O tom crítico e provocativo está presente no livro. “É exagero? A gente está diante deste momento de enorme questionamento. Vamos ter alguma coisa nova no futuro. A nossa vida não vai ser mais a mesma”. Antonio Carlos Secchin, membro da ABL, também marcou presença na Flirp.

A Flirp promove hoje mais uma rodada de debates com autores nas mesas literárias. Entre os temas está a Semana de Arte Moderna de 22, com presença de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta e curadora da obra da modernista Tarsila do Amaral, autora, dentre outras pinturas, de Abaporu.

No Palco Vanguarda, a programação inclui apresentação de Samuca e a Selva, às 20h. A partir das 13h, o público poderá acompanhar lançamentos literários na Aldeia Antropofágica. Também às 13h, o ator Pascoal da Conceição dará vida ao escritor modernista Mário de Andrade, um dos destaques da participação do Sesc na Feira Literária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;