Economia Titulo
XP ?turbina? corretora Rico para atrair investidor jovem
25/09/2022 | 08:40
Compartilhar notícia


A Rico vai entrar no segmento de contas bancárias ainda neste ano. A corretora da XP Investimentos busca ser uma opção para pessoas com menor capacidade de investimento. Por isso, hoje já oferece opções de investimentos com valor mínimo de R$ 1 e passará a ter conta digital sem anuidade que aceita Pix, tem cartão e permite o pagamento de boletos. O novo serviço bancário está em fase de testes e deve chegar ao mercado em outubro.

Egresso do Itaú, Pedro Canellas, principal executivo da Rico e sócio da XP, planeja uma comunicação clara com o consumidor, sem termos técnicos, para promover a educação financeira. "Se você quer tornar o investimento mais popular, não pode falar coisas como a cotização do seu investimento será em D+3."

Na conta corrente, a empresa terá uma plataforma de metas financeiras para o usuário - a exemplo do que já fazem outros bancos digitais, como o Next, do Bradesco. Será possível criar objetivos, por exemplo, de trocar de celular em três meses, casar em três anos ou comprar uma casa em dez anos. Após a configuração das metas, o usuário do aplicativo receberá sugestões e lembretes sobre como atingi-las, em um modelo inspirado no aplicativo de corrida da Nike.

A entrada nos serviços bancários ocorre na sequência do lançamento da XP na mesma categoria. As plataformas compartilham o uso de tecnologias, mas mantêm operações de marca separadas. A Rico mira no público com 40 anos ou menos. "Com uma proposta digital, a Rico vê uma oportunidade de ser o melhor para o público jovem e de menor renda", diz Canellas.

DIVERSIFICAÇÃO. Com a entrada no serviço bancário, a Rico passa a competir com os grandes bancos e com as fintechs pela gestão das finanças do dia a dia do consumidor. Recentemente, Nubank e PicPay anunciaram mudanças no rendimento diário do saldo dos clientes, funcionalidade que não está nos planos da Rico.

A diversificação de negócios da Rico e da XP chega em uma época marcada pela alta na taxa de juros, quando empresas focadas em investimentos em Bolsa têm cortado funcionários para controlar custos, como aconteceu com a Empiricus: "No começo, éramos focados em renda variável. Com o serviço de banking, fundos e renda fixa, o serviço fica mais resiliente. Se um negócio não está tão bem, o outro está."

Em 2016, a Rico foi uma das empresas compradas pela XP em uma fase marcada pelo crescimento por meio de aquisições. A companhia foi lançada em 2010 por ex-executivos da Link Investimentos, corretora vendida pelo banco suíço UBS em 2013.

A companhia tinha entre seus sócios Marcelo Mendonça de Barros, filho do ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, Frederico Meinberg, Monica Saccarelli, Norberto Giangrande e Ricardo da Costa Moraes Filho. Antes da venda, o banco português Caixa Geral de Depósitos tinha participação de 51% no negócio.

A Rico foi um dos principais canais de investimento em renda fixa no País, liderando a abertura de contas em Tesouro Direto em 2014 e 2016, o que chamou a atenção da XP. À época, a Rico era a vice-líder de mercado com 120 mil clientes, que se somaram aos 200 mil da XP. Hoje, a dona do negócio tem 3,5 milhões de clientes.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;