Internacional Titulo
Projeto sobre vazamento de informaçao cria polêmica nos EUA
Do Diário do Grande ABC
15/06/2000 | 13:12
Compartilhar notícia


Multa de US$ 10 mil e três anos de prisao. Essas sao as penalidades previstas no projeto de lei, aprovado em primeira votaçao, que define como ``crime' vazar para a imprensa informaçoes secretas do governo dos Estados Unidos.

Os defensores do projeto até já admitem discutir, após a secretária de Justiça, Janet Reno, fazer sérias objeçoes ao texto. Mas, o senador republicano Richard Shelby, titular do Comitê de Inteligência do Senado, já avisou que nao vai ``suavizar o projeto'.

Depois de ter se reunido com a ministra e os diretores da CIA, George Tenet, e do FBI, Louis Freeh, o senador afirmou que há necessidade de um estatuto criminal enérgico. Disse, ainda, que a divulgaçao de assuntos sigilosos prejudica nao apenas os Estados Unidos, mas também seus aliados, além de pôr em perigo a vida de muitas pessoas, deixando entender que falava de ``agentes secretos'.

Atualmente, o vazamento de informaçoes só é considerado crime quando acontece em favor de uma potência estrangeira ou se refere à defesa nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;