Internacional Titulo
Mexicanos passam férias em centros comerciais americanos
Do Diário do Grande ABC
04/08/2000 | 12:10
Compartilhar notícia


As melhores férias de verao para inúmeros mexicanos sao vividas nos grandes centros comerciais americanos. A zona fronteiriça de 'Los Dos Laredos' é a favorita dos mexicanos para gastar dólares e aproveitar as pechinchas.

Debaixo de um sol escaldante que eleva a temperatura aos 40 graus, os mexicanos formam filas enormes e esperam até duas horas na alfândega para visitar o lado americano.

'Estamos registrando de 8 a 12 mil carros cruzando a fronteira todo dia, e esse número pode chegar até 18 mil nos fins de semana', diz Ramón Juárez, do Departamento de Imigraçao da fronteira. Ele conta que Laredo é o ponto de encontro das famílias que rumam para as cidades texanas de San Antonio, Houston, Dallas e Austin.

Os mais de 40 hotéis que se encontram nesta fronteira estao totalmente lotados, e o movimento diário é de 6 mil trailers. A regiao de 'Los Dos Laredos' é para muitos viajantes uma escala entre dois destinos, mas os turistas nao perdem a oportunidade de visitar os centros comerciais.

Os representantes do centro comercial Mall do Norte, um dos grandes complexos, informam que a maior parte de sua clientela é proveniente da cidade de Monterrey. A classe média da regiao das montanhas é peça-chave na aventura das compras.

'Sem dúvida Laredo é provavelmente a única cidade americana que se vê gravemente afetada quando o peso mexicano sofre uma queda grande', explicou Miguel Conchas, presidente da Câmara de Comércio, que reconhece que o comércio da fronteira sobrevive graças ao turismo mexicano.

Há muito tempo, Laredo é o lugar preferido para os comerciantes que sempre buscam o que há de mais sofisticado, e o trazem ao seu lugar de origem para vender como 'fayuca', que é como os mexicanos chamam o contrabando de roupas, calçados, artigos eletrônicos e brinquedos.

Em contrapartida, chegam diariamente a Nuevo Laredo, no México, centenas de ônibus cheios de 'gringos', que buscam os tradicionais sombreros, zarapes (os ponchos mexicanos), e também a clássica tequila.

Os jovens norte-americanos se divertem no México, pois em seu lugar de origem é proibida a ingestao de álcool até os 21 anos, mas do lado mexicano a partir dos 18 anos já se pode beber álcool.

Assim, a regiao de 'Los Dos Laredos' convive como fronteira comum e o seu desenvolvimento se sustenta com dois atrativos: o comércio e as diferenças culturais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;