Política Titulo Sem previsão
Estado ainda espera imóvel para abrir o Bom Prato de Mauá

Outro local sugerido pela Prefeitura foi recusado por não atender às exigências do governo; equipamento é discutido desde 2014

Artur Rodrigues
27/07/2022 | 08:33
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Anunciada há mais de um ano, a construção da primeira unidade do Bom Prato em Mauá ainda não saiu do papel. Procurada pelo Diário, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social afirmou que “por questões técnicas as negociações estão paradas”. De acordo com a pasta, o terreno oferecido pela Prefeitura não corresponde às exigências para a instalação do restaurante popular.

A implementação de uma unidade na cidade foi anunciada pessoalmente pelo atual governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), em julho de 2021, à época na condição de vice-governador. Em um encontro com o prefeito Marcelo Oliveira (PT), Rodrigo revelou a disponibilização de R$ 1 milhão para investimentos na unidade.

A expectativa inicial era a de que o equipamento começasse a funcionar no início de 2022. Mas até o momento as negociações não avançaram e não há mais previsão para o início das obras de instalação, tampouco para o seu funcionamento.

As exigências estabelecidas pelo programa incluem um local com pelo menos 700 metros quadrados, preferencialmente térreo e que esteja localizado no Centro da cidade. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social informou que a indicação da área para implementação da unidade é de responsabilidade do município.

Ao Diário, a Prefeitura de Mauá disse que “apresentou uma opção de imóvel para receber a unidade do Bom Prato ainda em 2021. Após meses de tratativas, o governo estadual recusou o local e, agora, o município trabalha para apresentar um novo espaço”.

Os trâmites para a instalação de uma unidade do Bom Prato em Mauá perduram há anos anos. O primeiro projeto foi apresentado em 2014, na gestão de Donisete Braga (então no PT, hoje no PDT), pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, mas sempre esbarrou na falta de área pública que atendesse às especificações do programa para que o equipamento seja instalado.

Houve novas tentativas de implementação na gestão de Atila Jacomussi (PSB), entre 2017 e 2020, também sem sucesso. Ao todo, foram feitas cinco sugestões entre as duas gestões, todas recusadas pelo governo estadual.

O anúncio de Rodrigo Garcia em 2021 foi o primeiro grande passo para a construção da primeira unidade do Bom Prato em Mauá. Porém, desde então, o projeto segue parado e sem previsão para ser retomado.

O programa Bom Prato existe desde 2000 e tem três unidades no Grande ABC, duas em São Bernardo e uma em Santo André. Estão sendo construídas mais uma unidade em Santo André e a primeira em Diadema.

Mauá possui o Restaurante Popular, que serve em média 1.000 refeições diárias pelo preço único de R$ 2. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;