Economia Titulo Pacto
Fortalecimento industrial na região possui 11 diretrizes de atuação para o pós-pandemia

Propostas serão encaminhadas aos candidatos a governador, para garantir engajamento no tema

Beatriz Mirelle
Especial para o Diário do Grande ABC
15/07/2022 | 08:39
Compartilhar notícia


O projeto de retomada industrial na região possui 11 diretrizes, a serem executadas no período do pós-pandemia do novo coronavírus. As diretivas foram elaboradas pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. A primeira versão do documento, intitulado Pacto Regional pela Indústria. foi divulgada ontem e será encaminhada aos candidatos a governador.

“Estamos em ano eleitoral. Há muita coisa em disputa. O ideal é que o pacto oficial seja apresentado até o fim de agosto. Devemos mostrar aos candidatos a governador do Estado de São Paulo o que os representantes da região pensam e querem construir para fomentar a indústria”, disse o presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva. Ele apresentou ontem o 2º Fórum Industrial do Grande ABC, que ocorreu na Universidade São Judas Tadeu, em São Bernardo, com 60 participantes.

A versão inicial do Pacto Regional incluem os tópicos norteadores da ação. Ganha corpo a proposta de elevar competitividade e qualidade da atividade industrial local e de preservar as fontes de geração de emprego e renda a partir de contribuições do poder público, setor privado, trabalhadores e universidades.

O documento também indica que o compromisso de fortalecimento da atividade industrial deve estar pautado, entre outros tópicos, na educação e qualificação profissional como elementos centrais da modernização produtiva e tecnológica; reconhecimento da representação sindical e negociação coletiva como ferramentas de diálogo social; busca de soluções específicas para a viabilidade das atividades industriais de baixo impacto e baixo carbono nas áreas de mananciais do Grande ABC.

Na reunião, Hugo Kitagawa, diretor de planta andreense da Rhodia Solvay, falou sobre a indústria têxtil, que emprega 1,5 milhão de pessoas diretamente e cerca de 8 milhões indiretamente no Brasil. Já a Desenvolve SP, representada pelo superintendente de desenvolvimento de negócios e tecnologia, Gabriel Aidar, propôs parceria para apresentar linhas de crédito às empresas, assinar acordo para disponibilizar equipe comercial no Grande ABC e realizar evento sobre indústria 4.0 e desenvolvimento sustentável. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;