Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 17 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Temor com recessão e com fiscal no Brasil impede Ibovespa de subir com convicção



06/07/2022 | 11:38


O Ibovespa tenta recuperar parte da queda recente, mas há poucos motivadores da alta. Após ceder 0,12%, na mínima diária aos 98.181,28 pontos, o índice Bovespa sobe na manhã desta quarta-feira, 6, mas sem forças para retomar a marca dos 99 mil pontos vista mais cedo (máxima a 99.141,21 pontos, alta de 0,86%). Porém, a alta não convence, o que sugere que terá dificuldade em apagar o recuo nos dois últimos pregões.

Enquanto espera a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que sai às 15h, e monitora o noticiário envolvendo a PEC dos Benefícios, o mercado avalia indicadores americanos.

O índice de gerentes de compras composto, da S&P Global, dos EUA, recuou a 52,3 em junho, de 53,6 em maio, enquanto o ISM de Chicago de serviços caiu a 55,3 (previsão de 54). Já o indicador de emprego Jolbs mostrou que a abertura de postos de trabalho caiu a 11,254 milhões em maio.

"Se os PMIs tivessem acelerado, indicaria um Fed mais agressivo nos juros. Mas se olharmos pelo lado da oferta, ela está muito fraca. O grande ponto é a parte de serviços que, se puxar muito preocupa. A questão é que o Fed errou lá atrás ao estender as benesses durante a pandemia, gerando muita liquidez nos mercados e puxando os preços. Não tinha produção e o estoque caiu", explica Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora.

Conforme Velloni, o grande temor é com a recessão, em meio um ambiente de alta de juros e instabilidade da China por conta da covid-19. Por isso, diz o economista da Frente Corretora, o mercado espera a ata do Fed para tentar entender o quanto a autoridade monetária pretende frear a economia, à medida que a inflação segue elevada.

Além do externo, investidores têm cautela diante do adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios, também chamada de 'PEC Kamikaze', em comissão especial da Câmara. No entanto, hoje, à rádio CBN, o relator da PEC, Danilo Forte (União Brasil-CE), rebateu as críticas com relação à duração da proposta que vai vigorar até dezembro deste ano ao afirmar que seria uma "irresponsabilidade fiscal" prorrogar as medidas e comprometer o orçamento de 2023".

Além disso, a alta do petróleo é insuficiente para empolgar as ações do setor e também o índice Bovespa, já que o minério de ferro no mercado futuro chinês caiu, ajudando no recuo das bolsas asiáticas.

Como destaca Jennie Li, estrategista de ações da XP, a queda na Ásia reflete principalmente temores relacionados à covid-19 na China, em meio a mais uma rodada de testes em massa em Xangai. Apesar de ter suspendidos os isolamentos, a cidade mais populosa do país continuará impondo restrições, o que pode acentuar o desaquecimento da economia do gigante asiático.

Enquanto isso, as bolsas europeias sobem se ajustando a alguma melhora vista no fim do pregão de ontem nos EUA, as americanas têm instabilidade, com viés de baixa.

"À tarde, a ata do Fomc deve reiterar o modo atual de combate à inflação, o que tem sido sinalizado nas recentes declarações de dirigentes do Fed, apoiando mais uma alta de 75 bps nos juros neste mês", acrescenta o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria.

Às 11h21 desta quarta-feira, o Ibovespa subia 0,20%, aos 98.494,93 pontos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;