Política Titulo
Câmara vive dia de 'ressaca pós-reforma'
Matheus Adami
Especial para o Diário
27/03/2009 | 07:35
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Com a reforma administrativa votada em definitivo na terça-feira, o clima na Câmara de Santo André ontem foi morno. O único item da pauta - criação de comissão de assuntos relevantes para estudar a ampliação do aterro sanitário do bairro Cidade São Jorge - foi aprovado.

Para Donizeti Pereira (PV), a "ressaca pós-reforma" já era esperada pelos vereadores. "É natural, não vamos ter projetos importantes para votar todos os dias. Está dentro da normalidade". O verde informou que há projetos de vereadores sendo analisados nas comissões de trabalho da Casa e que, em breve, devem ser votados.

Do Executivo, o próximo projeto que deve ser encaminhado à Câmara é o que trata do parcelamento de débitos contraídos pelos moradores com quaisquer órgãos do município.

Contas - A matéria de maior relevância tramitando na Câmara envolve as contas do ex-prefeito João Avamileno (PT). O balanço financeiro referente a 2006 teve parecer negativo do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Caso seja mantido pelos vereadores, Avamileno ficará inelegível por cinco anos.

Dos 14 votos necessários para impedir a derrota, Avamileno conta com 12, podendo ter apoio de Francisco Alberto, o Alemão do Cruzado (PSL) e Gilberto Wachtler (PTB).

Alemão afirmou que está "analisando o caso", enquanto o petebista disse que, pessoalmente, é favorável à aprovação. No entanto, caso o PTB oriente um posicionamento de rejeição, ele irá acatar à designação da legenda.

Os rumores de que Evilásio Santana Santos, o Bahia (DEM), votaria pró-Avamileno foram negados pelo parlamentar. "Se foi reprovada no tribunal, não sou eu que vou aprovar aqui na Câmara". O democrata confirmou que o presidente municipal da sigla, Raimundo Salles, irá indicar um parecer à bancada.

Além de reconhecer a dificuldade em contabilizar votos para salvar as pretensões políticas do ex-prefeito - Avamileno é pré-candidato à Assembleia Legislativa - o PT admite que as contas de 2007 e 2008 também devem ter parecer negativo do tribunal. (Supervisão Sérgio Vieira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;