Fechar
Publicidade

Sábado, 13 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Sistema Cantareira, que operava em faixa de alerta, reduz nível de água



03/07/2022 | 12:55


O Sistema Cantareira, que ontem passou a operar oficialmente na faixa de alerta, com seu nível de água tendo atingido 39,5% da sua capacidade de armazenamento, opera neste domingo com 39,4%, demonstrando uma ligeira queda de queda de 0,1 ponto porcentual.

Os dados são da Sabesp e mostram que o nível de água na Cantareira está bem abaixo da sua medida histórica, de 46,5%, o que suscita preocupação das autoridades hídricas e, principalmente, dos 7 milhões dos usuários de água da represa espalhados pela Região Metropolitana de São Paulo.

E a trajetória de baixa do nível de água na Cantareira tende a não se reverter já que os institutos de meteorologia não preveem chuvas para os próximos dias. A Agência Nacional de Águas (ANA) estabelece como faixa de alerta de um reservatório quando o nível útil de água fica abaixo dos 40%.

Em algumas regiões da cidade de São Paulo a Sabesp vem cortando, já há algum tempo, o fornecimento de água por algumas horas à noite até o começo da manhã do dia seguinte sob a alegação de menor pressão do sistema.

Os demais reservatórios operam com o nível de água acima da média histórica. O Alto Tietê está neste domingo, 3, com o seu volume útil de água em 59,6% ante uma média histórica de 49,9%. Na Represa de Guarapiranga, o nível de água hoje é de 74,7% quando o histórico é de 41,5%.

O reservatório de Cotia está hoje com 84,1% da sua capacidade de armazenamento ocupada, diante de uma média histórica de 51,3%. Rio Grande está com quase toda a sua capacidade ocupada. Neste domingo o nível de água neste reservatório está em 97,5%. A média histórica de Rio Grande é de 54,2%. São Lourenço também está com um nível bom, de 87,8% ante uma média histórica de 77,7%.

O nível do Sistema Rio Claro está em 44,3%, bem abaixo da média histórica de 91,3%, mas não preocupa ainda porque seu nível está acima dos 40%.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;