Fechar
Publicidade

Domingo, 3 de Julho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

AME Santo André irá oferecer atendimento a pacientes com câncer

Claudinei Plaza/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Diagnóstico e tratamento de oncologia devem ser realizados a partir de agosto na unidade de saúde; iniciativa faz parte de programa estadual


Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC

23/06/2022 | 00:01


Os pacientes de oncologia de Santo André poderão, a partir de agosto, receber atendimento no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santo André, localizado na Vila Luzita. A partir do segundo semestre, a unidade estadual de saúde oferecerá atendimento com exames, consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia no equipamento de saúde andreense, por meio do programa AME Oncologia, lançado ontem pelo governo do Estado.

A iniciativa vai oferecer diagnóstico e tratamento contra o câncer em cinco AMEs do Estado, sendo Santo André, Taubaté, Itapetininga, Dracena e Mogi das Cruzes as primeiras unidades com atendimento integral. Juntos, os cinco espaços de saúde deverão atender mais de 3.200 pacientes por ano e realizar cerca de 20 mil sessões de quimioterapia. Taubaté e Itapetininga passam a prestar os novos tratamentos já na próxima semana.

O governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou o programa ontem, durante visita ao AME Barradas, unidade de referência na Zona Sul da Capital, que já presta atendimento a pacientes com câncer de pele e de intestino. “Estamos transformando 61 AMEs que vão ajudar a população de São Paulo a enfrentar o câncer. O AME é um projeto de sucesso, que atende milhões de pessoas todos os anos e que agora passa a oferecer novos tratamento e atendimento, que é o de combate ao câncer. Vamos começar com cinco AMEs no Estado fazendo também a quimioterapia e o conjunto dos outros AMEs com consultas, exames, diagnósticos e cirurgias”, disse o gestor. 

As cinco unidades do AME passam a integrar a Rede Camargo de Combate ao Câncer e vão oferecer assistência mais próxima ao paciente, que não precisará mais se deslocar para outras cidades para receber atendimento. No total, o Estado irá investir, nesta primeira fase do programa, que poderá ter o atendimento em quimioterapia estendido para outras unidades, R$ 4,5 milhões, com custeio anual previsto de R$ 50 milhões. 

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), ressaltou a importância da iniciativa para os moradores. “Contar com mais este serviço de saúde na nossa cidade é, sem dúvida, um grande reforço. A implantação do programa AME Oncologia, pelo Estado, traz a Santo André a infraestrutura necessária para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer, com exames, cirurgias e sessões de quimioterapia. Tratamento integral e de qualidade para a nossa gente”, destacou o chefe do Executivo. 

O programa também vai oferecer assistência contra o câncer de pele e de intestino em outras unidades de todas as regiões do Estado – incluindo o ambulatório de Mauá, na região central do município. A previsão é que 61 ambulatórios passem a prestar atendimento com consultas, exames, biópsias e cirurgias contra o câncer de pele. As unidades terão agenda exclusiva para o tratamento oncológico, com prazo reduzido de 90 para 45 dias. Os pacientes serão encaminhados pelos municípios com um protocolo especial para o tratamento da doença. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;