Internacional Titulo
300 peças de cerâmica serao devolvidas a Roma
Do Diário do Grande ABC
16/11/1999 | 12:53
Compartilhar notícia


Cerca de 300 peças de cerâmicas do século IV a.C. retiradas clandestinamente da Itália e confiscadas pela aduana da França em 1981, vao ser devolvidas a Roma, após ser mantidas 18 anos no Museu do Louvre, em Paris.

As peças serao entregues no próximo dia 23 à embaixada da Itália em Paris, onde se expressou ``plena satisfaçao'.

No total, 273 figuras de terracota, jarroes e jarros decorados com figuras femininas, serao entregues a uma brigada especial dos carabineiros italianos, que se encarregará de seu transporte para a Itália.

Outra cerimônia se realizará no dia 2 de dezembro, quando forem entregues estas obras de arte ao museu do Palazzo Massimo de Roma, desta vez na presença do embaixador da França na Itália, fechando o caso iniciado no dia 18 de novembro de 1981 perto de Longwy (nordeste da França).

Nesse dia, ao controlar um veículo matriculado na Itália, os aduaneiros franceses encontraram 273 cerâmicas antigas que eram levadas ilegalmente por três homens.

Esses objetos ``de interesse arqueológico de primeira importância', segundo a direçao das Aduanas francesas, foram confiadas entao ao museu do Louvre, que podia garantir sua conservaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;