Cultura & Lazer Titulo
Fundaçao grega preserva intimidade de Maria Callas
Das Agências
04/12/2000 | 12:15
Compartilhar notícia


A honra de Maria Callas está preservada: suas combinaçoes e outras peças íntimas foram adquiridas, no leilao realizado este fim de semana em Paris, por uma fundaçao grega que pretende queimá-las.

A Athenaeum, que há 24 anos organiza o Grande Prêmio de Canto Maria Callas, nao poupou críticas ao leilao, classificando de ``escandalosa' a venda de certas peças íntimas procedentes das coleçoes dos admiradores de Callas Ilario Tamassia e Nicolas Petsalis-Diomidis.

``Viemos aqui para comprar todas as peças íntimas de Maria Callas, queimá-las e jogar as cinzas no Mediterrâneo', declarou este domingo a presidente da fundaçao, Louli Psichuli. ``Para nós, na Grécia, é algo horrível pensar que a imagem de Callas, que nada tinha a ver com sexo, possa ser utilizada de maneira tao sórdida', acrescentou.

No sábado à tarde, a Athenaeum adquiriu a preço de ouro quatro ``lotes íntimos': uma minicombinaçao de renda marfim por 41 mil francos (US$ 5,5 mil - quatro vezes mais do que a estimativa inicial), uma combinaçao de renda negra por 19 mil francos, uma combinaçao de cetim rosa por 13 mil francos e uma bata por 15 mil francos.

Já no domingo, tensos diante da idéia de ter que defender mais uma vez a honra da diva, os membros da fundaçao - que nos corredores eram apelidados de ``queimadores de calcinhas', o que nao impedia que se admirasse sua coragem - estavam todos prontos, na primeira fila.

Ao ser posta à venda a primeira mecha de cabelo da diva, Psichuli lembrou que queria adquiri-la a todo custo, nao para ela e sim para a Fundaçao Athenaeum para o Prêmio Maria Callas.

Foi entao que o jovem compositor libanês transformado em empresário na Ucrânia Omar Harfouch, comovido pela pouca verba da fundaçao, decidiu comprar a mecha de cabelo por 38,5 mil francos e presenteá-la à Athenaeum. Harfouch nao parou por aí e propôs aos representantes da Athenaeum presenteá-los com o cartaz original de La Traviata, que havia adquirido por 110 mil francos, o que provocou o choro emocionado de Psichuli.

O leiloeiro Frédéric Chambre, também comovido com a situaçao, levou a venda adiante com delicadeza, evitando que os lances disparassem nos lotes almejados pela fundaçao. Ele aceitou ainda que as peças fossem apresentadas dentro de caixas fechadas, para evitar sensacionalismo.

A fundaçao adquiriu assim a maioria das peças íntimas de Maria Callas, que serao queimadas em breve.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;