Tecnologia Titulo
Testamos: Pro Edition Metal Detector é impreciso, mas tem bom custo-benefício
Beatriz Ceschim
Do 33Giga
25/05/2022 | 13:55
Compartilhar notícia


Quem nunca quis usar um detector de metais, que nem nos filmes? O 33Giga recebeu um aparelho desses, do e-commerce Estoquee, para teste. Foi uma experiência diferente, mas um pouco frustrante. O dispositivo funcionou relativamente bem, mas alguns problemas na hora da montagem e do manuseio atrapalharam a avaliação.

Para os interessados, na caixa, a máquina chama Pro Edition Metal Detector. No site, tem um nome genérico de Detector de Metais Sem Fio para Ouro Prata Bronze Ferro e em alguns e-commerce, chama Detector de metal GTX-4030.

Leia mais:
Obsolescência programada: o que é e como identificar
Testes do 33Giga: conheça os melhores eletrônicos de 2021

Pro Edition Metal Detector

Antes de começar o teste, foi necessário montar o Pro Edition Metal Detector, já que as peças vinham separadas na caixa. Neste primeiro momento, tudo estava fluindo bem. Entretanto, algumas partes não pareciam tão bem encaixadas, deixando uma sensação de insegurança – por receio do aparelho se desconectar e quebrar.

As instruções no manual foram úteis para a montagem do dispositivo. Contudo, a reportagem ficou em dúvida se estava faltando uma peça no meio, que conectava as duas hastes centrais. No fim das contas, deu tudo certo e nada se soltou, mas a impressão de instabilidade persistiu.

Depois de montado, foi a hora de ligar a máquina. Ao adicionar as duas baterias 9V (não inclusas na embalagem), as peças que fechavam o compartimento das pilhas não encaixaram completamente. Foi possível prendê-las de uma forma que prevenisse a queda das baterias, mas as tampas ficaram um pouco soltas.

Raio-X


Pro Edition Metal Detector
Peso: 1,13 kg
Dimensões (L x A x P, mm): 762 x 178 x 102
Pontos positivos: preço, à prova d’água, instruções do manual úteis
Pontos negativos: estrutura delicada, imprecisão do botão SENS, pesado
Preço: a partir de R$ 220,50
Site: aqui

Apesar desses problemas com a montagem, o detector funcionou tranquilamente. O volume é bem alto e, caso a pessoa vá procurar objetos em um local barulhento, é possível usar um fone de ouvido para captar os apitos da máquina. Além disso, o dispositivo conta com a possibilidade de procurar todos os tipos de metais (All Metal) ou regular para alertar somente ao achar níquel, cobre e ferro.

No botão SENS, o usuário também consegue alterar a sensibilidade do detector, para captar metais mais facilmente. Porém, essa parte não deu muito certo no teste. Mesmo regulando esse quesito, o aparelho se mostrou um pouco impreciso, precisando ir e voltar muitas vezes até ter certeza de onde estavam os metais no solo. Outro ponto negativo é que a máquina é pesada, o que dificulta a utilização por longos períodos – mas para buscas rápidas, é eficaz.

O 33Giga fez o teste na praia de Santos. Durante o uso, só foi possível captar itens na opção All Metal, como tampinhas de long neck, embalagens de alumínio e latas. Nas instruções, consta que o dispositivo identifica metais com 10cm a 30cm de profundidade. Mas, no geral, o aparelho detectou objetos mais próximos da superfície, indo no máximo a 20cm. Logo, é possível acreditar que o detector não funcione tão bem para fazer buscas em áreas muito fundas.

Concluindo, a experiência foi interessante, mas um pouco complicada. O Pro Edition Metal Detector funcionou bem com itens na superfície e ainda resistiu à água. Entretanto, a imprecisão e os problemas na montagem deixaram um pouco a desejar. No geral, esta é uma ótima opção para pessoas que desejam fazer buscas mais superficiais e não precisam de um aparelho rebuscado, já que o custo-benefício compensa – por ser um preço abaixo da média.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;