Esportes Titulo No Rio de Janeiro
Divulgada tabela básica da Copa das Confederações

Brasil estreia em Brasília contra adversário ainda não definido

Das Agências
31/05/2012 | 07:44
Compartilhar notícia


Faltam dois anos, mas aos poucos o Brasil começa a conviver com o ambiente da Copa de 2014. A Fifa anunciou ontem, em evento no Rio de Janeiro, a tabela básica com datas e horários da Copa das Confederações de 2013, que será realizada no País como prévia ao Mundial.

A partida de estreia do Brasil está marcada para 15 de junho, às 16h, em Brasília, contra adversário ainda indefinido. O segundo jogo será dia 19, no mesmo horário, em Fortaleza.

O último duelo da primeira fase está previsto para o dia 22, em Salvador. As semifinais serão em Belo Horizonte e Fortaleza, respectivamente em 26 e 27. A disputa pelo terceiro lugar está programada para Salvador, no dia 30, a partir das 13h. No mesmo dia, às 19h, a final será no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Cada cidade receberá três jogos, exceto Brasília, que terá apenas a abertura do torneio. Assim, o Brasil só jogará no Maracanã em eventual decisão, como acontecerá também na Copa do Mundo de 2014.

Apesar da divulgação de programação com a presença de seis sedes, a Fifa trabalha com outras duas versões da tabela, não divulgadas.

As construções dos estádios de Recife e Salvador estão atrasadas e com data de entrega indefinida. Assim, a entidade decidiu trabalhar com a possibilidade de organizar a Copa das Confederações em quatro, cinco ou seis cidades.

Na semana passada, inclusive, a Fifa aprovou a realização do torneio em seis cidades: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Porém, decidiu adiar para novembro a definição sobre quais realmente serão as sedes do torneio, de acordo com a evolução das obras.

"As seis cidades que sediarão a Copa das Confederações não só serão portas de entrada para grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do País e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos", disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que participou do evento juntamente com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o ex-jogador Bebeto, integrante do Comitê Organizador Local.

A Copa das Confederações será disputada por oito seleções. O sorteio dos grupos está marcado para dezembro, em São Paulo. Já estão confirmados Brasil (País sede), Espanha (campeã da Copa de 2010), Uruguai (campeão da Copa América em 2011), México (Copa Ouro de 2011) e Japão (Copa da Ásia de 2011). Os outros serão os campeões da Eurocopa e da Copa da Oceania, ambas neste ano, e da Copa Africana de Nações, em 2013.

Fifa considera Copa de 2014 sem 100% das obras prontas 

Em sua primeira visita ao Brasil após o episódio ‘chute no traseiro', o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, baixou o tom e agora admite que a conclusão das obras para a Copa de 2014 já não é mais condição essencial para a realização do Mundial no Brasil.

"Não precisamos de país novo nem de 100% das obras prontas até a Copa", afirmou Valcke, após participar da divulgação da tabela da Copa das Confederações, em evento no Rio de Janeiro. "Há projetos que podem ser retirados. Em Joanesburgo, na África do Sul, nós fizemos isso", comentou.

Valcke anunciou que, para garantir a conclusão das obras essenciais, a Fifa vai monitorar juntamente com o governo o andamento das mesmas. A decisão de realizar o acompanhamento foi tomada na reunião entre integrantes da Fifa, Comitê Organizador Local e representantes do governo federal em Zurique, na Suíça, no início do mês.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, confirmou a divulgação dos balanços conjuntos da Fifa e do governo. Entretanto, disse, a decisão de quais obras são essenciais cabe apenas ao governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;