Internacional Titulo
Putin diz que Gorbatchev é o pai da democracia russa
Da AFP
02/03/2006 | 20:39
Compartilhar notícia


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que Mikhaïl Gorbatchev é o homem que permitiu ao país "dar um passo decisivo rumo à democracia" e realizar uma política "de abertura" na cena internacional, por ocasião dos 75 anos do ex-presidente soviético. O presidente russo enviou uma mensagem a Gorbatchev, na qual sublinha que o ex-número um soviético está entre "os políticos que influenciaram a história contemporânea do mundo".

"Seu nome está associado à transição para uma política de abertura nas relações internacionais. E, obviamente, às mudanças que permitiram a nosso país dar um passo decisivo para a democracia", escreveu o presidente russo em sua mensagem, segundo a agência Interfax.

Embora sempre muito prudente em seus posicionamentos e defensor, em termos gerais, da política de Vladimir Putin, o pai da perestroika (política de reforma, de abertura e de democratização da URSS lançada em 1985) chegou a criticar algumas iniciativas do Kremlin, sobretudo no domínio da liberdade de imprensa.

Na quarta-feira, ele desmentiu ter assinado o pedido feito pelo ex-presidente tcheco Vaclav Havel e várias outras personalidades mundiais contra a política de Moscou na Chechênia e o "retorno à autocracia" na Rússia, por ocasião da visita de Putin a Praga.

Respeitado como figura histórica no Ocidente, mas criticado na Rússia, o ex-presidente soviético convidou na noite desta quinta-feira vários ex-líderes estrangeiros para sua festa de aniversário em Moscou, anunciou sua assessoria de imprensa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;