Internacional Titulo
KFOR anuncia fim da operaçao de segurança em Kosovo
Do Diário do Grande ABC
24/02/2000 | 12:08
Compartilhar notícia


A Força Internacional de Paz (KFOR) anunciou, esta quinta-feira, o fim da grande operaçao de segurança realizada em Kosovska Mitrovica, a cidade dividida do Norte de Kosovo, e a saída dos reforços que chegaram de outros pontos da província.

A KFOR informou que estes efetivos, que participaram da operaçao de busca de depósitos de armas clandestinas sérvias ou albanesas, voltarao progressivamente a seus setores de origem.

Do total de 2.300 soldados de 12 países que foram mobilizados para a operaçao, o número de soldados da KFOR deslocados para Mitrovica descerá para 1.900, anunciou à imprensa o capitao Neville Clayton, porta-voz da KFOR na cidade.

Os reforços britânicos e norte-americanos voltaram às suas brigadas de origem, no centro e Leste de Kosovo, respectivamente.

O porta-voz britânico nao quis comentar as declaraçoes do ministro francês da Defesa, Alain Richard, na véspera, que cogitou, em Washington, a possibilidade de levar a Mitrovica mais 600 soldados franceses.

``Nao tenho nenhuma informaçao' sobre isso, declarou o capitao Clayton. Dois porta-vozes também evitaram comentários.

Numa coletiva conjunta com o secretário norte-americano da Defensa, William Cohen, Richard declarou que a KFOR dispoe, em sua ``reserva estratégica', de um batalhao francês de 600 homens.

``Estamos abertos' à possibilidade de deslocar este batalhao a Mitrovica, declarou o ministro francês, que disse que a decisao deve ser tomada pelos chefes da força multinacional, dirigida pela Otan.

O comandante-em-chefe da KFOR, general alemao Klaus Reinhardt, declarou que ``toda oferta de novas tropas treinadas é bem-vinda', segundo Philip Anido, porta-voz da KFOR em Pristina, capital do Kosovo.

Em Atenas, o secretário-geral da Otan, George Robertson, acha que nao é necessário um reforço. ``Temos tropas suficientes para fazer frente à situaçao', declarou Robertson. ``Se for necessário mais tropas, nao há nenhuma dúvida de que serao fornecidas'.

Segundo o capitao Clayton, a ``Operaçao Ibar', que tem o nome do rio que separa as duas zonas hostis de Mitrovica, teve ``resultados importantes'. Mas Clayton nao divulgou o balanço das armas apreendidas durante as revistas às casas. ``Sabíamos que o balanço das armas encontradas nao seria extraordinário, mas queríamos mostrar que toda a KFOR, quaisquer que sejam as nacionalidades que a compoe, podia ir tanto ao Norte como ao Sul', afirmou.

Após o fim da ``Operaçao Ibar', a KFOR ainda pode promover revistas ``a todo momento' na cidade, disse o capitao Clayton.

As revistas foram suspensas esta segunda-feira, devido a uma manifestaçao de dezenas de milhares de albaneses que exigiam a reunificaçao de Mitrovica, dividida desde junho de 1999 em duas zonas, o Norte de maioria sérvia e o Sul quase exclusivamente albanês. As investigaçoes continuaram no dia seguinte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;