Política Titulo Instituição
Indicado por São Bernardo avalizou projeto cheio de falhas da FUABC

Luiz Mário Gomes,vice-presidente da instituição, estava na gestão durante formatação de proposta para saúde de Santo André, derrotada pela SPDM

Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
05/04/2022 | 08:44
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Indicado pela Prefeitura de São Bernardo, o vice-presidente da FUABC (Fundação do ABC), Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, integrou, no mesmo cargo, a gestão anterior da entidade de saúde que apresentou o projeto derrotado para gerenciar, operacionalizar e executar a rede de urgência e emergência da Prefeitura de Santo André.

Nos corredores da instituição, a informação é a de que Luiz Mário avalizou o documento, cheio de falhas, que foi enviado à Secretaria de Saúde de Santo André. Na ocasião, a FUABC era presidida por Adriana Berringer Stephan, que deixou o órgão no início de janeiro após gestão recheada de polêmicas e que atuou com a diretriz estabelecida pelo governo interino de Tite Campanella (Cidadania) na Prefeitura de São Caetano.

No meio médico, a convicção era a de que a forma como o projeto foi desenhado pela gestão de Adriana e Luiz Mário tornou quase irreversível qualquer tipo de correção, com erros considerados grosseiros.

No chamamento público da Prefeitura de Santo André, que teve resultado divulgado no dia 12 de março, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) obteve a maior pontuação do certame, com 99,5, enquanto que a FUABC alcançou 81 pontos. No último dia 25, a Prefeitura indeferiu recurso apresentado pela Fundação, declarando vencedora a SPDM, entidade ligada à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Para o médico Mário Silva Monteiro, superintendente do Programa de Atenção Integral à Saúde da SPDM, o projeto apresentado pela FUABC estava, de fato, muito aquém do que se esperava de uma entidade do porte da instituição sediada em Santo André. “Ela cometeu alguns erros, como não apresentar documento que comprove experiência na gestão do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), embora tenha atuação. Com isso, perde pontos na análise”, disse em entrevista ao Diário. “Também não apresentou custo para seguro das ambulâncias e recurso para combustível. Isso precisa ser previsto”, completou Monteiro.

Segundo o superintendente, a disputa comercial entre as duas entidades é vista com naturalidade. “Ganhamos algumas licitações e a Fundação venceu outras. A relação entre SPDM e FUABC é extremamente respeitosa”, afirmou Monteiro. A expectativa é que a SPDM assuma o serviço na rede de emergência em Santo André no início de maio.

No dia 13 de janeiro, a FUABC mudou a gestão, que ficou a cargo da médica Regina Maura Zetone Grespan, indicada pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e chancelada pelos chefes do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB). Desde então, Regina Maura vem realizando pente-fino na gestão de Adriana Berringer e já rescindiu contratos emergenciais assinados por sua antecessora. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;