Cultura & Lazer Titulo
Pensamentos Instigantes resgata obra de Voltaire nesta terça
Das Agências
30/10/2006 | 17:34
Compartilhar notícia


Voltaire e a Dramaturgia é o tema do próximo encontro do programa Pensamentos Instigantes -- Filosofia e Arte, que acontece nesta terça-feira, a partir das 19h30, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). O evento contará com a presença do professor da USP e escritor Franklin de Mattos  e do dramaturgo, diretor e ator Mario Bortolotto. O encontro terá ainda a participação especial da atriz Cristina Mutarelli, que apresentará alguns trechos selecionados da obra de Voltaire.

De longe o mais conhecido e celebrado homem de letras do século XVIII, Voltaire foi a própria encarnação do Iluminismo. Vivendo sua longa existência ao largo do Século das Luzes, representou os princípios maiores do movimento, engajando-se em grandes causas a favor da tolerância religiosa e a favor da liberdade de expressão, tornando-se um dos mentores indiretos da Revolução Francesa, ocorrida em 1789.

Durante o debate, Franklin de Mattos falará sobre a teatralidade de Voltaire, seu trabalho como ator, seu ideal raciniano de tragédia, além de apresentar tópicos de sua filosofia da história, que explicam em parte seu pensamento sobre o teatro. Bortolotto vai enfocar sua carreira, em especial sua atuação como um dos mais brilhantes dramaturgos do teatro brasileiro contemporâneo e a importância da filosofia em sua obra.

O encontro Voltaire e a Dramaturgia acontece na sala de cinema, com entrada gratuita, sendo que as senhas para o evento devem ser retiradas na bilheteria do CCBB-SP, com uma hora de antecedência. O CCBB fica na Rua Álvares Penteado, 112 (Centro, São Paulo, próximo às estações Sé e São Bento do Metrô, tels.: 11 3113-3651 / 3113-3652).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;