Cultura & Lazer Titulo
Escritor judeu morre aos 81 anos na Alemanha
Do Diário do Grande ABC
24/11/1999 | 14:02
Compartilhar notícia


O escritor judeu soviético Efim Etkind, exilado na França desde 1974 e autor do livro ``Dissident malgré lui', morreu segunda-feira em Postdam (Alemanha) devido a um câncer de fígado aos 81 anos, anunciaram seus parentes nesta quarta-feira.

O professor Etkind, lingüista de reputaçao mundial, especialista em poesia e estilística, foi expulso a 25 de abril de 1974, aos 56 anos, do Instituto Herzen de Leningrado, onde lecionava há 23 anos, e despojado de seus títulos universitários.

A KGB o acusou de ter apoiado Alexander Soljenitsin e de ter ``revisado' o texto do ``Arquipélago Gulag', o que sempre foi desmentido por Etkind.

Em seu livro ele lembra que também foi acusado de ter defendido o poeta Joseph Brodski, condenado, em 1963, a cinco anos de prisao por ``parasitismo' e reabilitado mais tarde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;