Internacional Titulo
UE troca ministro de Relações Exteriores por Alto Representante
Da AFP
22/06/2007 | 21:23
Compartilhar notícia


Os 27 líderes da UE (União Européia) votaram nesta sexta-feira, na cúpula de Bruxelas (Bélgica), pela substituição do “ministro de Relações Exteriores” por um Alto Representante da UE.

O presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, propôs a mudança de nome durante o almoço de trabalho dos chefes de Estado na segunda rodada da cúpula européia e, segundo fontes espanholas, não encontrou nenhuma objeção.

“Zapatero propôs um Alto Representante da União Européia, que seria Secretário-Geral do Conselho com qualificações de Relações Exteriores e Segurança, além de ser também vice-presidente da Comissão Européia”, explicaram as fontes.

O posto de ministro europeu de Relações Exteriores, incluído na estagnada Constituição, era uma das inovações desse texto que a presidência alemã pretendia manter, embora enfrentasse a resistência do Reino Unido, que não quer que o nome de chanceler seja usado. Os britânicos também não queriam ceder encargos na área de política externa.

Esse “ministro” encarregado dos serviços externos da UE reuniria os poderes atualmente repartidos entre a Comissão Européia, que cuida do orçamento, e o Alto Representante da UE para a Política Externa, Javier Solana, que tem desenvolvido uma política com recursos muito limitados.

Segundo fontes espanholas, em uma entrevista bilateral antes do almoço, Blair já mostrava a Zapatero sua intenção de “facilitar as coisas” para chegar a um compromisso em breve a um novo tratado que substitua a Constituição rejeitada pelos franceses e holandeses em 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;