Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 31 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Em São Bernardo, Doria faz balanço da segurança pública

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Esta foi a última visita do tucano como governador ao município, já que ele deverá deixa o cargo para a disputa da Presidência


Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC

29/03/2022 | 08:13


Em sua última visita como governador do Estado de São Paulo a São Bernardo, João Doria (PSDB) entregou ontem prédio que abrigará o 6º DP (Distrito Policial) no bairro Nova Petrópolis. Ele aproveitou o evento, junto com o prefeito Orlando Morando (PSDB), para fazer balanço das ações da gestão na área de segurança pública e anunciou que a Polícia Civil deverá receber mais três helicópteros ainda neste ano. Doria deverá deixar o cargo quinta-feira para disputar a Presidência da República.

Doria também anunciou que as polícias Militar e Civil deverão receber 142 drones, que deverão ser utilizados para atividades de fiscalização e em ações que envolvam atuação da inteligência das duas forças de segurança. O governador também enalteceu os índices criminais ­ sobretudo o de homicídios ­ obtidos pela gestão, divulgados ontem, referentes ao mês de fevereiro.

"Com a ação das polícias, o Estado de São Paulo tem, hoje, a menor taxa de homicídio do País. São seis por 100 mil habitantes. Estamos atingindo índices de primeiro mundo. No Brasil, esse número é praticamente três vezes maior: 21,7 homicídios por 100 mil habitantes. Lembrando que as polícias também receberam 20% de aumento, que passou a valer desde o dia 1º de março", declarou o governador. Ele ainda pontuou que os números de homicídios são iguais aos ostentados pelo estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Já a nova sede para o 6º DP de São Bernardo recebeu investimento de R$ 1,5 milhão. O prédio tem aproximadamente 550 metros quadrados de área construída e contará com salas de plantão, cartórios, salas reservadas a investigação, flagrantes, reconhecimento a criminosos, para delegados, além de copa, banheiros, depósitos e um estacionamento.

Prefeito da cidade, Orlando Morando, ainda que tenha evitado cravar que Doria disputará á vaga de presidente da República, afirmou que o governador tem todas as condições para isso. "Acredito que será sua última visita a São Bernardo como governador do Estado, pois deve ficar até o dia 31 de março para que possa encarar outra missão em outubro", declarou Morando, em referência à possível candidatura de Doria como pleiteante ao Palácio do Planalto. "Você (governador) está preparado para fazer voos mais altos e o tempo vai te mostrar que você tem condição de ocupar outro cargo. Tudo tem tempo certo para ocorrer", disse o prefeito.

INVESTIMENTOS

Desde 2017, o município acumula vários investimentos em segurança pública. O prédio entregue ontem soma-se às novas instalações da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), no Jardim do Mar; ao 4º DP (Riacho Grande); Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes Contra o Meio Ambiente), da Delegacia de Proteção ao Idoso e do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

O governo Orlando Morando também entregou nova sede para o 6º Batalhão da Polícia Militar, na região do Jardim Calux, o primeiro COI (Centro de Operações Integradas) do Estado, no Centro, além de diversas novas bases para a GCM (Guarda Civil Municipal).

Para Doria, Eduardo Leite ''tomou a decisão certa''

Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou que o chefe do Executivo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), "tomou a decisão certa" ao permanecer no PSDB e não seguir com o PSD, como planejou Leite a fim de disputar a corrida eleitoral à Presidência da República. O gaúcho pretende deixar o cargo no próximo dia 2 de abril, mas não disse se seu nome estará na urna.

Em evento ocorrido na tarde de ontem em São Bernardo, quando Doria entregou a nova sede do 6º Distrito Policial, o governador de São Paulo chegou a cancelar a tradicional entrevista coletiva em que sempre responde os questionamentos da imprensa. O movimento ocorreu logo após Eduardo Leite anunciar que ficaria no PSDB e que rodaria o País, em espécie de pré-candidatura.

Doria, pré-candidato a presidente da República e que venceu as prévias internas para ser o pleiteante do tucanato ao Planalto, tem sustentado que alguns integrantes do partido querem "dar um golpe" em sua pré-candidatura. O principal articulador desse movimento seria o deputado federal Aécio Neves (PSDB), desafeto do paulista.

"(Sobre a permanência de Eduardo Leite no PSDB) Ele tomou a decisão certa", declarou o governador Doria antes de entrar no carro e partir. O chefe do Executivo também informou que deverá realizar entrevista coletiva amanhã, quando deverá anunciar que deixará a cadeira de comando do Palácio dos Bandeirantes para, de fato, começar a focar na disputa eleitoral para a vaga de presidente da República. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;