Cultura & Lazer Titulo
Apostas e mudanças na festa do Oscar
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
06/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A maior festa do cinema mundial ocorre amanhã em Hollywood e toda a comunidade cinematográfica - sejam profissionais ou amantes da sétima arte - começa a voltar suas atenções para o Kodak Theater, em Los Angeles.

Uma das principais brigas está em torno do prêmio de melhor atriz. Apontada como favorita, Sandra Bullock, por seu trabalho em "Um Sonho Possível" (que tem estreia no Brasil prevista para o dia 19) concorre com a veterana Meryl Streep, de "Julie & Julia" e que atinge a 16ª indicação. Os dois ‘únicos' Oscar de Meryl vieram na década de 1980 e provavelmente continuará sem seu terceiro prêmio.

Já em atriz coadjuvante, a estatueta não ficará longe das mãos da comediante Mo'Nique, em grande atuação no drama Preciosa. Essa talvez seja a única que o filme deve receber na noite.

A interpretação de um cantor country decadente por Jeff Bridges em "Coração Louco" é intensa e parece não abrir margem para qualquer adversário para melhor ator. Quem corre por fora é George Clooney, de "Amor Sem Escalas", que, querendo ou não, faz uma espécie de lobby pessoal por meio de ações políticas e sociais em todo o mundo.

Outro destaque é a briga entre o megalomaníaco "Avatar" e o discreto "Guerra ao Terror", ambos com nove indicações. Para que tudo ocorra bem e seja bom para os dois lados, pode haver divisão de estatuetas. James Cameron levaria para casa o de melhor filme, enquanto sua ex-mulher Kathryn Bigelow marcaria época como primeira mulher a vencer como melhor diretor - diretora, no caso. Será muito difícil a mesma produção arrebatar os dois prêmios.

Apesar da expectativa de quem serão os grandes vencedores da noite, a preocupação da Academia de Cinema dos Estados Unidos é tentar retomar a popularidade do evento. Para sua 82ª edição, os organizadores decidiram tomar algumas medidas específicas.

Uma delas foi aumentar o número de concorrentes a melhor filme para dez, incluindo entre eles os populares "Distrito 9" e "UP - Altas Aventuras". Isso mostra o intuito de trazer o público jovem para frente da televisão. A maior audiência, com 55 milhões de espectadores norte-americanos, houve em 1998, quando o megassucesso "Titanic" (1997) concorria. No ano passado, o independente "Quem Quer Ser Um Milionário?" (2008) foi o grande nome da noite diante de 36,7 milhões de pessoas.

A opção pela dupla de atores Alec Baldwin e Steve Martin como mestres de cerimônias foi para dar dinâmica ao evento. A decisão de encurtar os discursos para apenas 45 segundos e o fim dos números musicais dos indicados a melhor canção também seguem a ideia. Basta saber se o problema é o público ou a própria festa da Academia.

No Brasil, a entrega do Oscar será transmitida ao vivo pela TNT às 22h. A Globo também apresentará a premiação, mas somente depois do Big Brother, a partir das 23h55.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;