Política Titulo
Secretário de Ribeirão pede afastamento do PT
Cynthia Tavares
Especial para o Diário
13/01/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


O secretário de Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico de Ribeirão Pires, Temístocles Cardoso Cristofaro, pediu afastamento do Partido dos Trabalhadores. O recém-empossado secretário do prefeito Clóvis Volpi (PV) enviou carta para o diretório de São Caetano, cidade onde mora e é filiado.

A medida aconteceu depois de o PT de Ribeirão Pires, que faz oposição ao Executivo, questionar a participação do correligionário. "É desconfortante, não ficamos sabendo disso. Ele (Temístocles) não nos procurou para conversar. Queremos esclarecimentos", cobrou o presidente da sigla, Antonio Carlos Pereira de Souza, o Carlão (PT).

O petista lembrou que houve até expulsões de filiados por conta de ingressos no governo Volpi. "Quem desejou colaborar com a administração foi desfiliado ou expulso", afirmou Carlão. "Considero uma articulação muito malfeita", completou. Porém, o diretório de Ribeirão Pires não tem autonomia para tomar uma posição desse nível.

Edgar Nóbrega, presidente do PT de São Caetano, disse que o afastamento foi opção do filiado. "Vamos respeitar a decisão dele e acatar esse posicionamento. Não podemos discutir as questões de Ribeirão Pires. Somos solidários à oposição dos colegas", ponderou.

Por sua vez, o secretário afirmou que seu partido não é um fator preponderante nesse contexto. "Estou desenvolvendo trabalho profissional e técnico. Não tenho preocupação com filiação partidária. As pessoas que não tiverem essa compreensão, paciência", declarou.

Carlão rebate. Segundo ele, secretário é cargo de confiança, logo, com vínculo político. "Não deixa de ser um comissionado", analisou.

Para Cristofaro, o relacionamento com os governos estadual e federal não deve ser influenciado pela filiação. É dever da Pasta contatar os poderes a fim de firmar convênios. "Sou uma formiguinha, não tenho importância política nenhuma, nem para o partido ficar bravo comigo, nem para os governos não atenderem à Prefeitura."

Apesar disso, o novo integrante do primeiro escalão ribeirão-pirense admite que seu trabalho pode ajudar politicamente o prefeito Volpi. "Sem hipocrisia, a questão do Meio Ambiente caso seja boa para o prefeito, não tem como ele não usar."

O secretário descartou totalmente a hipótese de deixar o PT. "Impossível é desfiliar. Isso não tem nada a ver. Tenho muita honra de pertencer ao partido." 

Meta inicial é adequar plano diretor até março 

Regulamentar o plano diretor em vigência na cidade. Esse é o foco do secretário de Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico de Ribeirão Pires, Temístocles Cardoso Cristofaro.

O objetivo é adequar a matéria - que regulamenta construções no município - à Lei Específica da Billings, aprovada em junho de 2009. "Primeiro passo é cumprir a ordem do plano diretor. Este ponto é primordial. Espero que até março isso esteja resolvido", anunciou.

Cristofaro ressaltou que essa regulamentação modificará obras realizadas nas áreas de mananciais. "O que estamos fazendo é uma compatibilização e não uma revisão do plano diretor. Vamos acolher a lei estadual para aquela região de manancial, no qual o plano tinha outra norma", pontuou.

Para ajudar nesse processo de adaptação, o Executivo Municipal contratou a Walter Lazzarini Consultoria Ambiental por R$ 144.640. (CR)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;