Cultura & Lazer Titulo
Renato Teixeira toca em Santo André no sábado
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
11/06/2004 | 19:15
Compartilhar notícia


Autor de sucessos como Romaria e Frete, da trilha sonora da série Carga Pesada, Renato Teixeira se apresenta neste sábado, às 21h, no Teatro Municipal de Santo André. O show é certeza de um programa de qualidade e vale tanto como dica para o Dia dos Namorados quanto opção cultural para a família.

Aliás, o próprio Renato estará em família no palco, porque seu filho Chico Teixeira, 24 anos, irá acompanhá-lo ao violão de 12 cordas. No repertório, estão grandes sucessos de sua carreira, como Romaria, eternizada na voz de Elis Regina, e Amanheceu, Peguei a Viola, tema de programa de TV.

Além dessas, o cantor, compositor e instrumentista promete apresentar a bela Tocando em Frente, Amora (da trilha sonora da novela Cabocla, da Rede Globo), e Um Violeiro Toca, tema romântico escrito em parceria com Almir Sater e que integrou o disco da novela Pantanal, da extinta Rede Manchete.

A idéia de Renato Teixeira é levar para o Teatro Municipal algo intimista. “Quero um show com um pouco daquele clima de sala, quando as pessoas se juntam para tocar”, afirma.

Dependendo da reação do público, o artista poderá contar um ou outro causo. “Gosto muito de fazer isso. É uma coisa que o Rolando Boldrin (apresentador) sempre fez em seu programa e eu acho interessante. Mas faço tudo na medida certa, de acordo com o teatro, com o clima da apresentação”.

A música caipira e a informalidade na música fazem parte de sua formação. Nascido em Santos, Renato Teixeira passou boa parte da vida em Taubaté, São Paulo. Nessa época, participava das rodinhas de violão. “Sentávamos em almofadas espalhadas pela sala e ficávamos tocando. Se pudéssemos, faríamos isso por dois dias seguidos”, diz.

A esse lado comportamental, acrescenta-se seu gosto pela música brasileira em todas as suas mais caras vertentes – de Chiquinha Gonzaga a Pixinguinha – e a bossa nova.

Só que Renato Teixeira foi além da música de duplas e tomou como ponto de partida o samba argentino, cuja intérprete de destaque foi Mercedes Sosa nos anos 60. “A ele, misturei viola caipira, flauta, violão de 12 cordas, com a percussão e a bateria tocados de uma forma diferente”, afirma. Foi dessa receita que saiu o clássico Romaria. “Queria algo contemporâneo e que representasse o universo caipira como é hoje”, afirma.

O público do Grande ABC responde positivamente ao seu trabalho, dada a freqüência com que o músico vem à região. “Ia bem mais para o Grande ABC, mas agora tenho viajado bastante para outros Estados. Mas toda vez que me chamam daí eu vou, porque existe uma identidade natural das pessoas e um público grande. Tocar em Santo André vai ser uma delícia”.

Renato Teixeira – Show. Sábado, às 21h. No Teatro Municipal de Santo André – Paço Municipal, s/nº. Tel.: 4433-0789. Ingr.: R$ 25 e R$ 12,50.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;