Internacional Titulo
Adams que maior participaçao em negociaçoes na Irlanda do Norte
Do Diário do Grande ABC
27/02/2000 | 18:37
Compartilhar notícia


Gerry Adams, líder do Sinn Fein, partido político ligado ao Exército Republicano Irlandês (IRA), disse neste domingo que seu partido deve exercer maior poder nas futuras negociaçoes de paz na Irlanda do Norte. Segundo Adams, o acordo de paz fechado na Sexta-Feira Santa de 1998, parece estar "destroçado", depois da decisao da Gra-Bretanha de retirar os poderes da administraçao da província.

Os protestantes aceitaram, em dezembro, formar uma coligaçao de quatro partidos junto com o Sinn Fein, na esperança de que o IRA se desarmasse, o que nao aconteceu. O líder do Sinn Fein afirmou ainda que o exército britânico, a polícia predominantemente protestante e grupos pró-britânicos clandestinos continuam portando armas na Irlanda do Norte. A exigência formulada pelos Unionistas de Ulster, que pedem que o IRA se desarme para que a administraçao de Belfast recupere seus poderes, significa, segundo Adams, nada menos que a rendiçao do IRA.

Adams indicou que pretende se reunir nesta segunda-feira com o secretário britânico para a Irlanda do Norte, Peter Mandelson, para pedir a imediata restauraçao de poderes ao gabinete de 12 membros, que inclui dois ministros do Sinn Fein. O líder disse que prevê um extenso impasse político na Irlanda do Norte e pediu aos partidários do Sinn Fein que fizessem sentir sua presença com manifestaçoes em massa.

Ele também convocou os católicos do norte a "regressar às ruas nas próximas semanas e meses, se organizassem e unissem a força política necessária para combater o veto unionista". "Se, apesar de todos os nossos esforços, o acordo de Sexta-Feira Santa fracassar porque o governo britânico cedeu às exigências unionistas, uma coisa é certa: em algum momento do futuro, um novo acordo será negociado. Temos que nos assegurar que o Sinn Fein esteja numa posiçao mais vantajosa para negociar um acordo melhor do que aquele que está destroçado."

Sinn Fein ficou com 17% dos votos nas eleiçoes realizadas na Irlanda do Norte. As próximas eleiçoes na província serao celebradas em maio de 2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;