Internacional Titulo
Israel e Síria terao cronograma de negociaçoes
Do Diário do Grande ABC
09/12/1999 | 14:27
Compartilhar notícia


Israel e Síria elaborarao um cronograma de negociaçoes durante a reuniao da próxima semana, em Washington, declarou esta quinta-feira Sandy Berger, conselheiro do presidente Bill Clinton para a Segurança Nacional.

``O primeiro-ministro Ehud Barak e o chanceler sírio Faruk al Chareh ficarao (em Washington) provavelmente dois dias', explicou Berger ao canal televisivo CNN. ``Vao se reunir como presidente e a secretária de Estado Madeleine Albright e tentarao elaborar um cronograma para as negociaçoes antes de regressar (ao Oriente Médio) e determinar onde continuarao as negociaçoes', acrescentou.

A retomada das negociaçoes de paz entre Síria e Israel, anunciada quarta-feira pelo presidente Bill Clinton, deixou no ar a possibilidade de se encontrar uma soluçao pacífica para o conflito no sul do Líbano, pondo fim a uma disputa territorial de mais de 20 anos.

Como diminuir a intensidade da violência entre as tropas israelenses e os guerrilheiros libaneses na última frente de batalha árabe-israelense seria um dos temas a ser tratados nas negociaçoes que serao reiniciadas na próxima semana, em Washington.

Entretanto, nesta quinta-feira estouraram novos combates perto da fronteira do Líbano com Israel.

Guerrilheiros do movimento islâmico Hezbolah anunciaram ter atacado as tropas israelenses e a milícia libanesa aliada do Estado judeu em 13 ocasioes. Os guerrilheiros nao falaram sobre suas baixas.

Clinton disse quarta-feira que esperava que a retomada das negociaçoes entre sírios e israelenses tornasse possível também as gestoes entre Israel e Líbano, país sobre o qual a Síria exerce enorme influência, já que tem 30 mil soldados posicionados em território libanês.

O Líbano recebeu bem a notícia do reinício das negociaçoes entre sírios e israelenses, e afirmou que ansiava por novas negociaçoes com Israel. A declaraçao foi feita pelo primeiro-ministro Salim Hoss, em um comunicado do gabinete. O presidente Emile Lahoud disse ao gabinete que o acontecimento 'irá repercutir de forma favorável aos interesses tanto do Líbano como da Síria``.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;