Memória Titulo Memória
Pinotti. Atílio Zoboli. Padre Pedro Celotto. Artur Corradi. Tarciso Barbosa.
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/01/2022 | 04:45
Compartilhar notícia


Aos 90 anos, Marotti abre o baú de recordações e faz um passeio pela história local. Separa fotos. Identifica personagens. E conta histórias.

Alfredo Sabatini é o patrono do Alameda Glória. Doador do terreno onde está a sede do clube, na Vila Duzzi. Sempre prestigiou as festas juninas do clube, fazendo um único pedido: que vivesse mais um ano – pedido renovado no ano seguinte.

Edgardes Zoboli Sabatini dá prosseguimento à tradição familiar junto ao Alameda.

Com o terreno recebido de Alfredinho Sabatini, passou-se um livro de ouro, com o qual se arrecadou dinheiro para a construção da sede.

A inauguração da sede data de 7 de abril de 1956 e o Alameda logo se destacaria pelas quadrilhas juninas que organizava – e que mantém até hoje.

Em 3 de janeiro...

1917 – Eleitos os primeiros juízes de paz de São Caetano: José Mariano Garcia Júnior, Antonio Barile, Carmine Perrella e os suplentes José Coelho e José Domingues Perrella.

O distrito de São Caetano foi criado por lei estadual: nº 1.512, de 4 de dezembro de 1916; a instalação do distrito e a abertura do Cartório de Registro Civil ocorreriam em 6 de fevereiro de 1917.

1957 – Em assembleia geral, é extinta a Guarda Noturna de Santo André, com a doação do seu patrimônio à Prefeitura.

Diário há meio século

Sábado/domingo, 1 e 2 de janeiro de 1972 (edição dupla)

Diadema – A história do monumento a Nossa Senhora das Graças, chamado de “Monumento à Santa”.

No dia 12 de junho de 1949, dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, cardeal-arcebispo de São Paulo, inaugurava a capela no fim da Avenida Ruyce Ferraz Alvim, em memória da própria Dona Ruyce, falecida em 1947.

A imagem de NS das Graças é obra do escultor Camilo Donati.

São Caetano – Célia Leone vence concurso literário de contos natalinos, uma promoção do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura.

Retrospectiva 91 – Santo André iniciou a construção da Avenida Perimetral; São Bernardo investiu no sistema viário do Paço Municipal; São Caetano deu início à construção da Avenida Kennedy; Diadema organizou a I Feira Industrial; Mauá investiu na construção de escolas; Ribeirão Pires realizou melhoramentos em vias públicas; e Rio Grande da Serra planejou o asfaltamento de vias centrais.

Hoje

Dia do Juiz de Menores. Lembra a morte do promotor, advogado e professor José Cândido de Albuquerque Mello Mattos. Ele foi o primeiro juiz de menores da América Latina. Faleceu em 3 de janeiro de 1934.

Santos do Dia

Antero

Genoveva

Cirino

Florêncio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;