Cultura & Lazer Titulo
Vida de adolescente é destaque no palco do Sesi
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
19/09/2002 | 19:59
Compartilhar notícia


O universo adolescente, aquele período complicado em que a infância, aos solavancos, dá lugar à idade adulta, é o tema de Mano, montagem que chega ao Sesi de Santo André para apresentações sexta e sábado, com entrada franca. Adaptação de Naum Alves de Souza para a série de livros Mano Descobre..., de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto, Mano traz no papel-título Fernando Paz. A direção é do próprio Naum.

A peça aborda temas típicos das descobertas e transformações da adolescência, como afeto e relações pessoais. Apaixonado por Ana (Vera Villela), namorada de seu irmão Pedro (Eucir de Souza), Mano é um garoto acanhado de 13 anos, de classe média. Mora com a mãe – seus pais, Camila (Fernanda Couto) e Horácio (Juliano Luccas), são separados. Influenciado por Sombra (Marcos Ferraz), Pedro, com quem Mano mantém uma relação especial, se envolve com drogas.

Paz, 30 anos, conta que construiu o personagem tendo como referências, basicamente, duas coisas. A primeira: o comportamento de adolescentes em saídas de colégio. “Eles têm muita energia, são muito vibrantes quando há algo que os interessa. Quando não há, parecem adultos, ficam meio apáticos, como seres passivos diante da TV. Procurei trabalhar com essas diferenças”, afirma.

A segunda: a experiência pessoal. “Busquei inquietações que tinha quando adolescente. Lembro que sentia o coração disparar, ficava mudo e meio bobo quando via a menina de quem eu gostava. Os amigos do meu irmão mais velho se reuniam e contavam aventuras, das quais eu queria participar”, diz.

São sensações que também angustiam Mano – a vida de Pedro é mais agitada. “Como todo irmão mais velho, Pedro rouba de Mano brinquedos, a possível namorada. Isso cria um universo de competição entre os irmãos, uma relação de amor e ódio, de cumplicidade e ciúme”, afirma Paz.

Mano – Teatro. Comédia dramática. Adaptação de Naum Alves de Souza para a série de livros Mano Descobre..., de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto. Direção de Naum Alves de Souza. Com Fernando Paz, Fernanda Couto, Vera Villela, Eucir de Souza, Guilherme Rosa, Juliano Luccas, Marcos Ferraz, Mila Ribeiro e Maurício Xavier. Sexta, às 20h30, e sábado, às 17h e às 20h30. No Teatro Popular do Sesi – praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100, Santo André. Tel.: 4997-3177. Entrada Franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;