Cultura & Lazer Titulo
Galeria abre mostra de Regina Silveira em SP
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
11/08/2002 | 19:40
Compartilhar notícia


As artes plásticas contemporâneas brasileiras estão muito bem representadas na Galeria Brito Cimino, em São Paulo. Como provas, as exposições de Nelson Leirner e Ana Tavares realizadas neste ano. E nesta segunda, às 20h, começa mais uma individual imperdível, a de Regina Silveira. O vernissage e a visitação (até 28 de setembro) têm entrada franca.

A artista plástica mostra A Lição, uma instalação inédita. A obra tem um núcleo tridimensional, composto por quatro peças de grande formato (cone, cubo, cilindro e esfera, todas em madeira), e outra com projeções virtuais de suas sombras pela parede e pelo chão.

“A Lição é uma espécie de hipérbole visual daquele modelo básico de madeira ou gesso que todos copiamos nas primeiras aulas de desenho”, afirma a artista.

“Os objetos tridimensionais compõem uma natureza-morta gigante. A imagem se refere às questões da representação e da cópia”, diz.

A mostra reserva mais trabalhos da artista, uma série de outras obras também de sua produção recente. Entre elas, maquetes, louças pintadas e obras gráficas.

O vernissage também conta com o lançamento do catálogo da exposição, com texto de Fernando Cochiarale.

Considerada um dos mais importantes e influentes nomes do cenário nacional de artes plásticas, Regina Silveira também está no Itaú Cultural (Tel.: 3268-1700), na mostra Emoção Art.ficial, voltada à relação entre a arte e a tecnologia.

Em meio a trabalhos desenvolvidos em 11 países, Regina Silveira é a única brasileira representada. Lá, ela mostra Descendo a Escada. “Nesta obra, o usuário penetra o desenho em perspectiva de uma escada em caracol, de quatro andares. O desenho vai se desdobrando à medida que ele ‘desce’ a escada, ao som dos passos ritmados de outros – ausentes – descendo em diferentes patamares”.

A Lição – Mostra individual de Regina Silveira. Na Galeria Brito Cimino – r. Gomes de Carvalho, 842, São Paulo. Tel.: 3842-0634. Abertura: segunda, das 20h às 23h. De terça a sábado, das 11h às 19h. Entrada franca. Até 28 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;