Editorial Titulo Editorial
Apelo à educação
Do Diário do Grande ABC
10/12/2021 | 00:29
Compartilhar notícia


São Caetano notabilizou-se por oferecer uma educação modelo. Escolas bem estruturadas, ensino de qualidade e uma série de outras iniciativas que faziam com que seus moradores se orgulhassem do trabalho desenvolvido pelo município. Não raro, dirigentes de ensino de outras cidades ou Estados vinham conhecer o sistema adotado e, na medida do possível, tentar imitá-lo em suas localidades de origem.

Entretanto, até a mais perfeita estrutura desanda se não for bem cuidada. Durante este ano, várias são as notícias que envolvem a educação são-caetanense e quase todas elas voltadas a denunciar problemas. Fatos causados por falhas pela administração municipal.

A mais recente, que poderá ser consumada hoje, dá conta da compra de terrenos para serem incorporados à área de uma escola que foi construída em 2017, a José Auricchio, no bairro Santa Paula. Ao que tudo indica, a Prefeitura pretende adquirir parte de posto de combustíveis que existe ao lado do colégio.

À primeira vista, ampliar uma escola parece um fato benéfico à municipalidade. Entretanto, é nos detalhes que mora o problema. Segundo informações obtidas pela equipe de reportagem deste Diário, a tal compra tem como objetivo principal fazer com que o município atinja os 25% do orçamento que, de acordo com a Constituição Federal, obrigatoriamente precisam ser destinados à área.

E isso se dá em meio à substituição de diretor da Secretaria de Educação. A troca teria ocorrido porque o antigo ocupante do cargo seria contrário ao negócio.

O projeto que pede autorização para a compra será votado hoje, em sessão extraordinária. Vereadores de oposição prometem ir à Justiça para barrar. Uma parlamentar, inclusive, alerta para a questão da insalubridade.

Investir na educação é necessário. Investir para tirar proveito da educação ou mesmo para maquiar falhas é lamentável. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;