Política Titulo
Crianças votam em Lula
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
29/09/2006 | 23:11
Compartilhar notícia


Se depender dos alunos da escolinha de futebol da Academia Top Spin, em São Bernardo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será reeleito. Este foi o resultado da votação promovida sexta-feira pelos diretores da escola com crianças de 5 a 12 anos. O petista obteve 148 votos contra 133 de Geraldo Alckmin (PSDB). Houve apenas um voto em branco.

Para facilitar a eleição, os organizadores optaram por fazer uma simulação de segundo turno, só com os dois primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos.

A iniciativa surgiu, segundo o presidente da escola, Dioraci José Luiz, em razão do curso de cidadania ministrado aos alunos. “Nós abordamos motivos culturais e a idéia surgiu em uma dessas aulas.” A votação, feita em cédulas, foi realizada em cinco dias. A apuração foi sexta-feira. “Eles queriam votar também para deputado, mas não deu tempo”, explicou Luiz.

O diretor Brasil da Silva Gomes afirmou que nenhuma das crianças se opôs a votar. “Só não votou quem não veio às aulas.”

Segundo ele, a brincadeira serviu para mostrar à garotada a importância da política na vida das pessoas. “Por estarmos próximos à eleição, resolvemos explicar o que é política, por meio dessa iniciativa.”

Eleitores – Um dos pequenos eleitores foi Erick Oliveira Gomes, 12 anos. Ele votou em Alckmin, já que não tinha a opção Heloísa Helena (Psol), candidata de seus pais. “Pelo menos ele é melhor do que o Lula”, argumentou o menino.

Para Erick, o fato de o presidente não ter ido ao último debate antes das eleições, quinta-feira na TV Globo, também foi determinante. “Deve ser porque ele está devendo alguma coisa”, insinuou.

Mateus Alves Pereira, 7 anos, ficou com a maioria: votou em Lula. Segundo ele, o petista “foi o melhor presidente de todos, porque construiu a minha escola e ajudou a formar minha cidade (São Bernardo)”, justificou.

Renan Duarte Rodrigues, 7 anos, disse ter votado no tucano, porque “o Lula rouba muito”. Questionado sobre onde havia obtido essa informação, respondeu rápido: “Foi na televisão”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;