Internacional Titulo
Briga entre monges fere 11 na igreja do Santo Sepulcro
Do Diário OnLine
29/07/2002 | 16:02
Compartilhar notícia


Monges das igrejas Egípcia Copta e Etíope brigaram por causa da posição de uma cadeira e causaram danos ao teto da Igreja do Santo Sepulcro. Segundo a tradição cristã, o local serviu como tumba para Jesus Cristo.

Onze monges foram hospitalizados devido à briga.

Seis seitas cristãs guardam o templo, por uma decisão tomada na época do Império Otomano (1757).

Os etíopes perderam a posse do telhado no fim do século 19, quando os coptas se aproveitaram de uma epidemia e tomaram conta do lugar. Mas em 1970 os coptas se descuidaram da vigilância e os etíopes voltaram para ocupar uma capela do local, de onde não se retiraram mais.

O monge egípcio que provocou a confusão vive no telhado desde 1970, para preservar os direitos de sua seita. Ele deslocou a cadeira para a sombra, invadindo o território dos etíopes, num dia de muito calor.

Ninguém assume a culpa pelo início da briga. Só a polícia conseguiu interromper a confusão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;