Economia Titulo
Amparada em Petrobras e Vale,
Bovespa sobe 0,34%
04/12/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


A Bovespa oscilou ontem, reagindo ao forte noticiário do dia - medidas de enxugamento de liquidez aqui no Brasil (leia mais na página 3) e dados fracos de emprego nos Estados Unidos. O índice à vista fechou próximo da estabilidade, em leve alta, de 0,34%, após oscilar entre baixa de 0,84% e valorização de 0,63%. O giro financeiro atingiu R$ 5,9 bilhões. Na semana, a Bolsa carrega alta de 2,25%.

Não fossem os papéis das empresas líderes, Vale e Petrobras, a Bolsa brasileira teria enveredado pelo caminho de baixa, a exemplo do mercado norte-americano. Vale PNA subiu 0,91% e a ON, 1,25%, em parte pela expectativa de aumento do preço do minério de ferro e pela informação de que o Planalto deve dar trégua até março na guerra que trava com o presidente da companhia, Roger Agnelli. Petrobras registrou ganho mais vistoso. A PN avançou 1,18% e a ON,1,58%.

Mas o foco principal das atenções na Bovespa foram as ações do setor bancário e varejo, que amargaram quedas acentuadas, reagindo à decisão do governo de reduzir a oferta de crédito e de exigir mais garantias das instituições financeiras ao fazer empréstimos. As units do Santander caíram 3,30%, segundo pior desempenho do Ibovespa. Para analistas, o banco sofre adicionalmente o fato de ser instituição espanhola, num momento de muitas dúvidas em relação à solvência fiscal do país. Banco do Brasil ON perdeu 2,66%; Bradesco PN, 2,02%% e Itaú Unibanco, 1,54%. No entanto, a percepção é de que esse impacto negativo deve ser passageiro, pois os bancos deverão compensar esse aumento de compulsório com elevação de taxas de juros.

As construtoras também se ressentiram. Com menos oferta de dinheiro na praça, as empresas podem ter dificuldade em levantar recursos nos bancos para erguer os empreendimentos. Gafisa ON teve baixa de 2,20%; PDG ON cedeu 1,58%; Cyrela ON -1,08% e Rossi ON, 1%.

No varejo, o impacto das medidas também deve ser pequeno, avaliam especialistas, até porque os prazos de financiamento são mais curtos. O destaque negativo do Ibovespa foi Lojas Americanas PN, com 2,33%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;