Diarinho Titulo Homenagem
Inspirados nas obras de Ziraldo

Livros infantis relatam histórias de escritores que se basearam no Menino Maluquinho

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
24/10/2021 | 09:55
Compartilhar notícia
Divulgação


Há 40 anos – em 1980 – surgia um garoto que usava panela na cabeça, tinha o olho muito maior do que a barriga e ‘vento nos pés’. Há boatos de que ele era maluquinho, mas era apenas um menino comum e, mais legal ainda, ele era feliz.


O Menino Maluquinho, um dos maiores clássicos da literatura infantil foi criada pelo escritor, desenhista, cartunista e jornalista Ziraldo, que inclusive, completa seus 89 anos hoje (leia mais abaixo).


Mais do que alegre e brincalhão, o garoto representa a infância para muitas pessoas que cresceram com ele, principalmente, influenciadas por suas aventuras.


Diante de todo esse sucesso, esse clássico e o autor ganharam uma homenagem muito especial e inédita. As Meninas Maluquinhas, da Editora Melhoramentos, mostram um vôo da criatividade de quem acompanhou o Ziraldo de perto.


Essa obra apresenta histórias inspiradoras em Ziraldo e reúne oito contos escritos por autoras brasileiras da literatura infanto juvenil.


Andreza Delgado, Anna Claudia Ramos, Carolina Munhóz, Eliana Martins, Elizandra Souza, Márcia Kambeba, Mikannn e Paula Pimenta falam de temas como adoção, cultura indígena, fases da vida, e relações familiares e escrevem sobre garotas com perfis completamente diferentes.


Mas todas essas meninas têm algo em comum: elas sonham, se divertem e vivem as aventuras que promovem aprendizados, como exemplo, a Menina Fadinha que assegura que os sonhos foram feitos para serem realizados. O conto indica que existe mágica no mundo – e nem tudo precisa ser explicado.


Mas, para essa celebração de aniversário do Ziraldo ser ainda melhor, o livro Os Meninos Maluquinhos também foi lançado. 


Com oito contos de escritores da nova geração – Fábio Yabu, Cristino Wapichana, Guga Mafra, Gustavo Reiz, Load Comics, Rafael Calça, Raphael Draccon e Vitor Cafaggi – o lançamento une vivências e histórias de personagens inspirados em Ziraldo e ainda traz histórias uma infância nostálgica que navega entre memórias, gibis e também, super-heróis.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;