Nacional Titulo
Alunos ocupam reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
05/06/2007 | 18:11
Compartilhar notícia


A reitoria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) foi ocupada na manhã desta terça-feira por cerca de 300 estudantes que protestam contra a reforma universitária. A ocupação ainda é uma manifestação de apoio aos estudantes da USP (Universidade de São Paulo), que estão acampados na reitoria desde o dia 3 de maio.

Segundo Beliza Lopes, do Comando Político do Diretório Central dos Estudantes, o protesto é por tempo indeterminado e vai depender das negociações com a direção da universidade, que devem começar ainda nesta terça. 

De acordo com Mário San Segundo, da Comissão de Comunicação, a invasão da reitoria já era esperada, uma vez que a pauta com as reivindicações já foi apresentada e debatida com a reitoria.

Os grevistas se posicionam contra “as ameaças que sofre a universidade pública e a favor de um projeto de universidade popular, onde a produção de conhecimento, hoje em sua maioria a serviço do mercado e das grandes transnacionais, atenda às necessidades dos seus verdadeiros donos, o povo brasileiro”.

Os estudantes exigem da universidade um comprometimento “oficial, formal e efetivo" em relação às seguintes reivindicações: posicionamento contrário à reforma universitária; redução em 50% da taxa de vestibular e ampliação do número de isenções totais; implementação das ações afirmativas no próximo vestibular; garantia definitiva dos espaços estudantis; prazo da abertura de licitação para a construção do restaurante universitário na ESEF; transferência do Instituto de Artes para um novo prédio e disponibilização da documentação referente aos expurgos e perseguições na UFRGS durante a ditadura militar.

Ocupação – A reitoria da Universidade do Paraná também foi invadida por alunos nesta terça. Os estudantes reivindicam melhorias na instituição e demonstram apoio aos alunos da USP, que permanecem há mais de um mês na reitoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;