Política Titulo
Temer diz que é absurdo dar presidência do PMDB a Renan
20/01/2003 | 23:50
Compartilhar notícia


O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), afirmou nesta segunda-feira que não abre mão de comandar o partido até setembro, quando termina seu mandato. Temer considerou um "absurdo" as especulações de que a presidência do PMDB ficaria com o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), como uma forma de compensá-lo por uma eventual derrota na disputa pela presidência do Senado. O Palácio do Planalto e a cúpula do PT já deixaram claro que preferem ver o senador José Sarney (PMDB-AP) no comando do Senado e continuará nesta ofensiva ao longo desta semana com várias reuniões políticas.

"Tenho mandato até setembro e essa história é uma absurdo", reagiu Temer, ao garantir que está em contato diário com o líder peemedebista para tentar encontrar uma solução em conjunto para o impasse criado em torno da presidência do Senado.

As negociações entre petistas e peemedebistas prosseguem nesta terça-feira, durante um café da manhã entre o presidente do PT, José Genoino, e Renan Calheiros. Na quarta-feira, Genoino se reúne com o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), para discutir os cargos a serem ocupados por pefelistas na mesa do Senado e da Câmara e nas principais comissões. O PFL deverá ficar com a primeira vice-presidência do Senado – os candidatos são dos senadores José Jorge (PE) e Romeu Tuma (SP) – e da Câmara – o candidato é o líder Inocêncio Oliveira (PE) –, e comandar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Com o intuito de eleger Sarney para presidir o Senado, os governistas estariam dispostos a compensar Renan Calheiros: ajudar a mantê-lo na liderança do partido no Senado ou se empenhar na sua eleição para presidência do PMDB no lugar de Temer. Para Renan está claro que o governo quer eleger Sarney presidente do Senado, mas quer mantê-lo como aliado. "O que eles querem está claro, mas é possível? É o que vamos discutir", disse Renan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;