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Ligação Mauá-Zona Leste estará projetada até março
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
15/01/2007 | 23:14
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O projeto de extensão da avenida Ragueb Chohfi, na Zona Leste da Capital, até a avenida Ayrton Senna, em Mauá, deverá ficar pronto até o final de março. Esse é o prazo que a Geométrica Engenharia de Projetos tem para concluí-lo. É o que afirma o diretor de Obras do município, Paulo Sérgio Pereira.

O documento traz detalhes da obra, como parte estrutural, drenagem de solo, largura de pistas, desapropriações – cerca de 400 – e impacto ambiental. A ligação é cercada de expectativas porque a via se tornaria acesso importante entre a região e São Paulo.

O projeto é resultado de um convênio assinado há cerca de três anos entre as prefeituras de Mauá e de São Paulo. Esta última está bancando os custos, visto que a Ragueb Chohfi é uma extensão da avenida Jacu-Pêssego, cujo traçado prevê prologamento até Mauá e ligação com o Trecho Sul do Rodoanel, que, por sua vez, cortará o Grande ABC.

O trecho de Mauá da avenida Jacu-Pêssego é de 8,5 km. Até chegar à cidade, a via passará pela rodovia Ayrton Senna e pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos. Portanto, encurtará significativamente o caminho para quem está na região e precisar ir à Zona Leste ou ao aeroporto, de Cumbica. A previsão é de que a extensão da via fique pronta até o início do ano que vem.

O fato, porém, é que embora o projeto esteja prestes a ser finalizado, não há previsão de início das obras no trecho na cidade do Grande ABC. “Só com o projeto saberemos qual será o custo da obra e se teremos condições de executá-la com recursos próprios”, diz o diretor da Prefeitura de Mauá.

RECURSOS

O diretor não arrisca dizer se o município terá condições financeiras de arcar com os custos ou se pedirá ajuda ao Estado. “Não sei. Mas se for preciso, podemos fazer um convênio. Temos um bom relacionamento com o governo estadual.”

No trecho da Zona Leste, a obra vem sendo executada na confluência da Jacu-Pêssego com a avenida Assis Ribeiro. Dali, segue em direção à rodovia Ayrton Senna, na divisa com Guarulhos. A previsão de término está fixada em julho . O outro trecho, que engloba o entroncamento entre as avenidas Assis Ribeiro e Santos Dumont e construção de uma ponte sobre o rio Tietê – de 255 metros de extensão – deve ficar pronto no final do ano.

A extensão da Jacu-Pêssego terá duas pistas com três faixas cada. Avaliada em R$ 57 milhões, o empreendimento conta com recursos dos governos estadual e federal.



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