Economia Titulo
Secretário dos Transportes dos EUA está no Brasil
Do Diário do Grande ABC
19/10/1999 | 15:08
Compartilhar notícia


O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Rodney Slater, está no Brasil para negociar a liberalizaçao dos transportes marítimos e do setor de aviaçao. Slater vai encontrar-se nesta terça à tarde com o presidente Fernando Henrique Cardoso e com o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha. Nesta quarta, o secretário americano assina, no Rio, um acordo de cooperaçao marítima que iguala a tarifa paga pelos navios norte-americanos ao mesmo preço pago pelo navios brasileiros nos portos. Além disso, os dois governos assinam um acordo para isentar os navios norte-americanos do pagamento do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI). Em 1996, um acordo para liberar os navios norte-americanos do IPI foi aprovado pelo Congresso, mas ainda nao foi regulamentado. Segundo Slater, desta vez, será assinado um acordo mais amplo e o governo dos Estados Unidos espera que o Congresso brasileiro regulamente o acordo em breve.

Nesta segunda, Slater esteve com o governador do Paraná, Jaime Lerner (PFL), e visitou o sistema de transporte de Curitiba. De acordo com Slater, a intençao do governo americano é formar uma cooperaçao entre os dois países na área de transporte de troca de informaçoes e tecnologias. Ele afirmou que pretende adotar o sistema de transporte de Curitiba em dez cidades norte-americanas, entre elas, Washington DC, Boston e Los Angeles. Ele disse ainda que os Estados Unidos deveram enviar técnicos para ajudar no aperfeiçoamento do sistema de transporte de Curitiba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;