Internacional Titulo
Vítimas depõem no maior caso de pedofilia registrado em Portugal
Da AFP
02/05/2005 | 17:19
Compartilhar notícia


O maior processo de pedofilia já ocorrido em Portugal entrou nesta segunda-feira em uma nova fase, com os primeiros depoimentos de 30 alunos da rede de orfanatos públicos Casa Pia, supostas vítimas de violência sexual. Ao contrário das anteriores, esta fase do processo irá transcorrer a portas fechadas.

Seis homens e uma mulher comparecem desde novembro a um tribunal de Lisboa dentro do processo Casa Pia, nome de uma rede de instituições públicas e escolas que recebem órfãos e crianças com problemas. Os acusados são apontados como autores de violência sexual contra crianças ou adolescentes, e de incitar a prostituição.

Entre os supostos envolvidos estão um popular apresentador de TV e um ex-embaixador. O tribunal já ouviu três dos acusados no caso, descrito pelo presidente Jorge Sampaio como "um drama nacional".

O processo diz respeito a situações que teriam acontecido entre 1998 e 2002, mas a imprensa divulgou várias agressões que foram registradas durante décadas e teriam ficado impunes. O escândalo veio à tona no fim de 2002, quando a imprensa publicou depoimentos das supostas vítimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;