Cultura & Lazer Titulo
‘Burundanga’ volta aos teatros em São Paulo
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
29/09/2003 | 19:33
Compartilhar notícia


Indignado com a situação do Brasil, Luís Alberto de Abreu escreveu a comédia Burundanga há dez anos para a Fraternal Cia. de Arte e Malas-Artes, que a montou sob a direção de Ednaldo Freire. A peça integrou o projeto Comédia Popular Brasileira, que em sua primeira fase pesquisou os tipos brasileiros correspondentes à commedia dell’arte e foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1996.

Burundanga – sinônimo de embrulhada ou trapalhada – volta nesta terça-feira ao cartaz, no Centro Cultural São Paulo, pelas mãos da Cia. Delas, formada por sete atrizes. Nelson Baskerville assina a direção. A situação do país pouco – ou nada – mudou. “Permanece a cultura do mandonismo”, diz Abreu. “Muda-se o discurso, mas não a prática”, afirma Baskerville.

Sob a ótica popular, o autor mexe com questões políticas. “Enquanto alguns falam sobre ideologias, coisas abstratas, do ponto de vista da cultura popular as pessoas querem saber o que está na mesa. A transformação (social) só tem sentido se se reverter nas coisas mais básicas”, diz. Embutidas na discussão geral há as particulares, como o coronelismo, o militarismo e a questão fundiária.

Antes de chegar a uma cidadezinha do interior, os retirantes João Teité (Paula Weinfeld) e Matias Cão (Thaís Medeiros) assaltam dois militares – levam-lhes até as roupas. No lugarejo, a Prefeita (Fernanda Castello), o Deputado Tabarone (Talita Ortiz) e Boracéia (Lilian Damasceno), nora do Coronel Marruá (Cecilia Magalhães), discutem o que fazer com este, em coma há duas décadas.

Irmã de João Teité, Mateusa (Paula Malfatti, atriz convidada) trabalha na casa do Coronel. Quando chegam, Teité e Matias Cão são confundidos com militares. A burundanga maior começa quando o Coronel ouve alguém falar em revolução e se levanta.

Os personagens criados por Abreu são inspirados na commedia dell‘arte. O Coronel, “um velho cínico”, se identifica com Pantalão; o Deputado, com Doutor; João Teité, com Arlequim; Matias Cão, com Briguela; Mateusa, “contraface de Teité”, com Colombina. “São personagens que não existem somente na commedia dell‘arte, mas em todas as culturas”, afirma.

A cenografia, do arquiteto Isay Weinfeld, acompanha a idéia presente no título da comédia. “Há 570 objetos, que lembram um camelódromo. Mas a grande estrela da peça é o texto, que tem uma voracidade oral provocativa e engraçada”, diz Baskerville. “A gente vive numa confusão que não tem a ver com o caráter brasileiro, mas com a situação. As nossas elites (econômica, intelectual, política) são mestres em armar confusões”, afirma Abreu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;