Internacional Titulo
Presos de Guantánamo temem torturas ao voltar para seus países
Da AFP
05/09/2007 | 16:34
Compartilhar notícia


Dezenas de presos na base americana de Guantánamo temem ser devolvidos ao seu país, indicou nessa quarta-feira um comunicado da organização de direitos humanos HRW (Human Rights Watch), que pede ao governo americano uma maior proteção aos detentos.

Os Estados Unidos afirmam que, para enviar de volta um ex-suspeito de terrorismo, se compromete com "garantias diplomáticas" para que o detento seja bem tratado no país de origem. Contudo, a HRW afirma que inúmeros exemplos põem em xeque essas garantias.

Cerca de 50 dos 355 detentos da base naval dos Estados Unidos em Cuba declararam a seus advogados "que têm tanto medo de ser torturados ou maltratados, que não desejam voltar ao seu país", afirma o comunicado.

Estes presos são da China, Argélia, Líbia, Tunísia e Uzbequistão, países que, segundo os Estados Unidos, registram altos níveis de aplicação de tortura.

Nos últimos meses, a Suprema Corte dos Estados Unidos não aceitou os recursos de um detento da Líbia e de outro da Argélia, que solicitavam aos juízes que não fossem repatriados.

A HRW denuncia que, em março, sete russos que estiveram presos em Guantánamo foram vítimas de inquéritos policiais e, supostamente, também de torturas. A organização também cita o caso de dois presos da Tunísia, Abdallah Hajji e Lotfi Lagha, que, após serem repatriados em junho, foram confinados à espera de julgamento.

Segundo o advogado de Hajji, durante o isolamento os policiais "o espancaram, ameaçaram estuprar a mulher e a filha dele, o impediram de dormir, além de o obrigarem a assinar um papel que não pôde ler antes".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;