Cultura & Lazer Titulo
Sala de Santo André exibe tragicomédia de Monicelli
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
17/08/2002 | 16:12
Compartilhar notícia


Filmes italianos com entrada franca são atração deste domingo na região e em São Paulo. No Cine-Teatro Carlos Gomes (r. Senador Fláquer, 110. Tel.: 4436-6283) às 17h, Mário Monicelli comparece com Em Busca do Paraíso (Facciamo Paradiso, Itália, 1996), uma tragicomédia que mostra a evolução dos costumes na Itália da década de 40 até os anos 90. A perspectiva do filme é futurista e bem humorada.

No Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000. Tel.: 3277-3611), continua a mostra Esplendor Visconti, que começou quarta-feira passada, com cópias restauradas e legendas eletrônicas, e vai até sexta-feira (dia 23). A obra de Luchino Visconti está entre as mais importantes do cinema, e o CCSP terá hoje dois títulos que merecem uma espiada: Ludwig, O Último Rei da Bavária (Ludwig, Itália, 1973), às 10h, e O Estrangeiro (Lo Straniero, Itália, 1967), com versão original (dia 23 passa com legendas).

O primeiro é longo, com quase quatro horas de duração – por isso começa cedo –, mas tem um visual mais belo e suntuoso até do que O Leopardo (cartaz do dia 23). Narra a história do jovem rei protetor das artes, que termina louco depois de um período de exuberância. Representa os ideais de Visconti com relação à beleza e à juventude, ambas fugazes. Às 14h é a vez de O Estrangeiro, adaptação da obra homônima de Albert Camus que segue fielmente a abordagem do funcionamento social pelo avesso. Marcello Mastroianni interpreta um comovente Merseault. Esplendor Visconti também está em cartaz no MAM, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;