Internacional Titulo
Popularidade de Gore sobe nos EUA
Do Diário do Grande ABC
08/09/2000 | 18:07
Compartilhar notícia


O vice-presidente Al Gore tem visto aumentar sua popularidade depois da convençao do Partido Democrata, após sofrer durante meses a indiferença do eleitorado.

Há apenas dois meses da eleiçao de 7 de novembro, o ambiente da campanha de Gore é francamente positivo. O candidato e seus principais assistentes consideram que estao muito bem na disputa eleitoral e as pesquisas sugerem que Gore ganhou terreno em sua luta contra seu rival republicano George W. Bush.

"Gore tem essa energia em seus passos porque vê como se abrem para ele as portas da Casa Branca", avaliou Larry Sabato, cientista político da Universidade de Virgínia. Durante meses, Gore foi criticado porque parecia rígido e "programado", mas agora se mostra mais confiante e entusiasta.

Pouco antes de sua chegada nesta quinta-feira à noite a uma concentraçao política em Nova Orleans, para uma multidao de 10 mil seguidores, Gore disse à imprensa que sentiu um forte impulso positivo na semana passada. "Estou gostando. Sinto-me como um manancial de energia", contou.

Ao passar pelo estado de Michigan na quarta-feira, Gore se dirigiu ao parque Comerica, em Detroit, onde jogaria pouco depois uma partida de beisebol. O candidato entrou no estádio durante o aquecimento e, a pedido da imprensa, tirou o paletó e começou a arremessar a bola.

"Gore tem razao para estar otimista. Ele obteve grandes progressos nas pesquisas. Há apenas um mês e meio o vice-presidente tinha 19 pontos de desvantagem em relaçao a Bush", lembrou Andrew Kohut, do Centro Pew para o Povo e a Imprensa.

Em geral, os analistas consideram que a recuperaçao de Gore começou na semana anterior à Convençao Nacional Democrata, quando o vice-presidente escolheu o senador Joseph Lieberman como seu companheiro de chapa.

"Creio que Al Gore teve êxito em lançar os principais temas de sua campanha nessa convençao", disse o diretor do Instituto Marista de Opiniao Pública, Lee Miringoff. "Bush parece estar satisfeito com o apoio que representa o governo de seu pai. Mas eu estou convencido de que no final as pessoas têm de adotar sua personalidade própria", ressaltou Miringhoff.

Todos esses fatores combinaram para permitir a Gore se definir e separar-se da sombra do presidente Bill Clinton.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;