Economia Titulo
FEI é indicada por colocação de profissional
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/02/2001 | 18:19
Compartilhar notícia


A Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), de São Bernardo, foi considerada a terceira instituição de ensino superior do país que melhor prepara profissionais para o mercado de trabalho, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Boucinhas & Campos, com cerca de 170 grandes e médias empresas brasileiras.

O levantamento, realizado em novembro passado, deixou a faculdade atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), que foi apontada – sem a identificação pelos entrevistados de um curso específico – como a melhor por 32% das companhias pesquisadas, seguida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com 26%. A FEI ficou com 9%, empatada com a Universidade Federal de Santa Catarina.

O gerente da consultoria, Raul Hara, afirmou que a indicação dada à faculdade de São Bernardo merece destaque pelo fato de a USP ter sido escolhida de modo geral, e porque a FGV é de outra área, de cursos de administração e economia. “A faculdade ficou à frente de estabelecimentos importantes como o Instituto Mauá e o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Mostra a preferência nas contratações por alunos da escola.” A pesquisa foi feita com diretores e gerentes de diversos departamentos, desde o financeiro, planejamento à produção.

Para o responsável pelo Núcleo de Engenharia da Produção da FEI, o professor Giorgio Chiesa, a pesquisa revela o esforço que a escola tem feito para ter uma aplicação empresarial. Segundo ele, por meio de projetos extra-classe monitorados pelos professores, e mais as aulas teóricas, busca-se aproximar os estudantes dos problemas reais das empresas. Além disso, a faculdade vem contando com o apoio de grandes companhias, como Volkswagen, Scania, Motorola, Basf e Dupont, além da indústria de móveis, para desenvolver trabalhos de pesquisa científica.

Chiesa destacou ainda que a escola procura dar formação para que o aluno tenha contato também com a realidade das microempresas. “Há parceria com o Sebrae para projetos em pequenas empresas. A idéia é que o estudante possa se tornar um empreendedor.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;