Política Titulo Movimentação
Ato sela chapa Donisete/Paulo Eugenio

Apesar da empolgação da dupla, Oswaldo mantém apoio
à pré-candidatura do também petista Hélcio Silva em Mauá

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 07:54
Compartilhar notícia


Aproximadamente 400 militantes petistas de Mauá compareceram ontem à noite a evento organizado pelo deputado estadual Donisete Braga e pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Júnior, para manifestar o desejo de que a chapa do PT para a eleição majoritária seja formada pela dupla, tendo o parlamentar na cabeça. O ato ocorreu um dia depois de o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, propor, como forma de reconstrução da unidade no partido, que o candidato ao Executivo mauaense fosse Donisete, mas com o ex-secretário de Obras Hélcio Silva como vice.

O deputado e Paulo Eugenio deixaram claro que não aceitarão a intervenção. Tanto que cobrarão da executiva municipal a organização de encontro de delegados para o dia 3. Esta foi a maneira encontrada para que o referendo caiba exclusivamente aos petistas de Mauá. A dupla confia no apoio de 300 dos 480 delegados para homologar a chapa.

Sem o encontro, será iminente a interferência de Marinho e da executiva estadual do PT para agraciar o prefeito, Oswaldo Dias e, ao menos, alçar Hélcio à vice. Ontem, apesar da pressão, o chefe do Executivo (não convidado ao ato) manteve a defesa para que seu ex-secretário seja o candidato a prefeito. "Continua com o meu apoio", ratificou. A tentativa de Donisete e Paulo Eugenio em forçar a reunião de delegados pode esbarrar no presidente do PT de Mauá, Leandro Dias, filho de Oswaldo.

O evento de ontem à noite serviu para evidenciar a maioria confortável que o deputado e o vice-prefeito ostentam no PT mauaense. Na terça-feira, um dia após ficar inelegível e dois após o Diário publicar a manobra da dupla contra a tentativa de reeleição de Oswaldo, o prefeito reuniu 200 pessoas (a metade de ontem) para declarar que o candidato do governo não é Donisete. Ambos eventos foram realizados no mesmo bufê.

Nos discursos, Donisete e Paulo Eugenio pisaram em ovos para não comprometer ainda mais a situação do partido para a eleição. Defenderam, além de amplo diálogo para conquistar o consenso, que Oswaldo conduza o processo. "Não é ato contra o Oswaldo Dias, que será o protagonista da vitória do PT", disse o deputado, para ser aplaudido pelos companheiros. "Posso assegurar que não existe qualquer processo dissimulado dentro deste movimento. Nossa candidatura será de defesa e de proteção do governo Oswaldo Dias", completou.

Paulo Eugenio pediu que Hélcio retire a pré-candidatura. "Em 2004 o Zé Luiz (Cassimiro) retirou a inscrição como vice em favor do Hélcio. Espero que ele repita isso."

 

Indefinição no PT se estende a partidos da base aliada

 

Preocupados com os desdobramentos no PT, partidos que compõem a base aliada ao governo Oswaldo Dias se mostram indefinidos sobre quais rumos tomar para a eleição. O único que sinaliza permanecer com a sigla que comanda Mauá é o PSB.

"O que está mais claro é a manutenção do nosso compromisso com o PT. Independentemente de nomes, a legenda e o projeto são muito fortes", discorre o presidente municipal do PSB e secretário de Segurança Pública, Carlos Tomaz.

O declínio de Oswaldo abriu espaço para que o PR lance Diniz Lopes a prefeito. As demais siglas governistas aguardam a definição sobre a chapa petista. PDT, PSDC, PRB, PPL, PCdoB e PP estão nesta condição. "Estamos solteiros, no observatório", admite o vereador Ivan Gomes, o Batoré (PP).

No ato de ontem, Paulo Eugenio externou à militância petista que Donisete "tem consciência de que o PT precisa de aliados". "Mas não precisamos andar de mão dada com todo mundo. Não precisamos de aliado de qualquer jeito, porque nosso maior aliado é a militância do PT unida e forte", declarou o vice-prefeito.

Oswaldo já havia evidenciado a preocupação com debandada na terça-feira. "Tem processo assumido com partidos que estão nas alianças que estão meio descontentes com isso (racha do PT). Teremos de apaziguar", comentou.

Donisete prevê "processo alvissareiro para a cidade" ao confiar na unidade petista. "A imprensa vai registrar foto com Márcio Chaves (ex-vice-prefeito), Hélcio, Donisete, Paulo Eugenio, Wagner Rubinelli (ex-deputado federal) e Oswaldo, todos juntos." MR




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;