Política Titulo Embate
Marinho admite que vice fica entre Tunico e Frank

Pela primeira vez, prefeito de São Bernardo restringe disputa

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 07:53
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernado, Luiz Marinho (PT), admitiu ontem que a disputa pelo posto de vice, que o acompanhará na tentativa de se manter no comando da cidade, está entre Frank Aguiar (PTB), que já ocupa o cargo, e o vereador Tunico Vieira (PMDB).

Marinho delegou ao presidente estadual do PTB, Campos Machado, e ao mandatário do PMDB no Estado, Baleia Rossi, discutirem o assunto, apresentando posteriormente a decisão.

"Se o Frank não tivesse aberto a possibilidade de não ser (vice), estaria confirmado. Quando isso ocorreu, se o Tunico tivesse anunciado que o PMDB estava na aliança e queria ser vice, ele estava confirmado. Os dois perderam essa oportunidade e agora têm que me trazer uma solução", disse o chefe do Executivo.

Se não houver consenso, o petista fará a escolha sobre o parceiro de dobrada, que será apresentado em 30 de junho, quando ocorre a convenção do PT. Desse modo, o prefeito repetiria o processo de 2008, quando apresentou o Cãozinho dos Teclados como vice quando toda as fichas estavam apostadas no então presidente municipal do PV Giba Marson, atualmente no PTB.

Marinho tinha um acordo com Campos Machado de manter Frank como vice, mas a situação mudou quando o petebista anunciou em outubro que deixaria a política para se dedicar à família e à música.

Em março, o forrozeiro voltou atrás, alegando que estaria à disposição do prefeito caso ele precisasse. A indecisão de Frank abriu margem para surgirem outros interessados ao posto.

Pré-candidato ao Paço, mas sem conseguir alavancar seu nome, Tunico Vieira passou a ser cotado para vice de Marinho, com apoio de petistas influentes na cidade, como o secretário de Governo, Maurício Soares, a deputada estadual Ana do Carmo e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.

O peemedebista foi vice do parlamentar petista quando ele disputou a Prefeitura em 2004.

Baleia Rossi foi procurado para comentar o encontro com Campos, mas não retornou os contatos do Diário.

SOBREVIDA

Apesar de questionado, Frank voltou ao páreo para se manter vice de Marinho graças à articulação de Campos Machado, que se encontrou nesta semana com Baleia Rossi. "Está tudo encaminhado para o Frank ser mantido como vice. O Tunico Vieira é um excelente nome, mas entendemos que o melhor é a manutenção da chapa."

O petebista alega que não se trata de favorecimento ao afilhado político, mas questão de lógica. "A maioria da população quer o Frank como vice", sentenciou.

A estratégia de Campos para repetir a dobrada com o PT incluiu pesquisa para testar o potencial eleitoral de Frank, para eventual disputa ao Paço. Com a sobrevida de Frank, o levantamento foi suspenso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;